ELEIÇÕES 2022

Candidato apoiado por Bolsonaro pode ter campanha inviabilizada em Pernambuco, aponta pesquisa

Pesquisa mede a influência de Jair Bolsonaro, Lula e Paulo Câmara sobre o eleitorado pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 28/01/2022 às 13:52 | Atualizado em 28/01/2022 às 13:55
Notícia
X

A pesquisa eleitoral Vox Populi, divulgada em primeira mão pela coluna nesta sexta-feira (28), o apoio de Jair Bolsonaro (PL) a uma candidatura em Pernambuco pode inviabilizar a campanha eleitoralmente. Isso porque a maioria do eleitorado pernambucano rejeita um candidato apoiado pelo atual presidente.

De acordo com a pesquisa, 56% dos eleitores pernambucanos não votaria em um candidato apoiado por Jair Bolsonaro. Enquanto isso, 10% votaria com certeza e 12% poderia votar no nome indicado pelo atual presidente da República. Espera-se que Clarissa Tércio (PSC) seja a candidata do ex-militar ao Governo de Pernambuco.

Apenas 18% diz não levar em conta a indicação do mandatário, que tem apenas 14% das intenções de voto no estado. A situação em Pernambuco, porém, é diferente quando trata-se de Lula (PT), apontado com candidato à presidência favorito dos pernambucanos, com 62%.

Ricardo Stuckert
Câmara está cada vez mais próximo do ex-presidente Lula, Cenário para 2022 se desenha - Ricardo Stuckert

Cá, o ex-presidente desfruta de forte influência na campanha estadual. 35% dos eleitores dizem votar com certeza e 26% consideram votar no candidato indicado por Lula. Enquanto isso, 19% dizem não votar num nome apoiado pelo petista e 16% não levam o apoio em consideração.

A influência de Paulo Câmara (PSB) também é testada pelo eleitor, que parece não ser agradado pela indicação do atual governador de Pernambuco. Segundo a pesquisa, 47% dos eleitores não votariam no candidato apoiado pelo socialista.

Em contraste com a má predisposição da maioria dos entrevistados, 6% dos eleitores dizem votar com certeza e 24% assume que poderia votar no suposto nome apoiado por Paulo Câmara. O candidato do PSB, como a coluna adiantou, deve ser anunciado em breve. Espera-se a indicação do deputado Danilo Cabral como candidato ao Governo de Pernambuco.

Tags

Autor