GRANDE RECIFE

Maior PPP de iluminação pública de Pernambuco tem edital lançado por Jaboatão

Edital será lançado neste sábado por Jaboatão dos Guararapes

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 28/01/2022 às 14:48
Notícia
X

Será lançado neste sábado (29), pela Prefeitura do do Jaboatão dos Guararapes, o edital da licitação na modalidade concorrência pública da maior Parceria Público Privada (PPP) do Estado para modernização de todo o parque de iluminação pública do município com lâmpadas de LED. O documento estará disponível no Diário Oficial do município.

O valor do contrato é estimado em mais de R$ 280 milhões. Além da implantação, o projeto visa também a eficientização, expansão, operação e manutenção da estrutura. As empresas privadas interessadas em participar apresentarão suas propostas e, no dia 16 de março deste ano, acontecerá o leilão na B3, que é a bolsa de valores oficial do Brasil, com sede em São Paulo.

A modelagem do projeto foi estruturada pelo BNDES com o objetivo de propiciar ganhos para o município e para a população com a oferta de um melhor serviço, ampliação da rede, adequação dos parâmetros luminotécnicos e requalificação de locais de lazer.

Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas. Também serão implementados um centro de controle operacional e suporte técnico para garantir a qualidade da iluminação pública.

“Esse é um momento histórico para o nosso município, por ser a concretização da maior PPP de iluminação pública do Estado e num setor que atende a toda população. Além da economia no consumo de energia elétrica de 71% que o LED proporciona, vamos garantir mais segurança às pessoas, tanto no deslocamento nas vias como nos momentos de lazer. É um sistema que tem várias vantagens, como baixo custo de manutenção, redução da poluição visual e preservação do meio ambiente porque o LED não emite radiação ultravioleta e não contém mercúrio. Por tudo isso, não há dúvida de que Jaboatão passará a ter um parque de iluminação pública que será referência no País”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Conforme o contrato, o valor de contraprestação mensal a ser pago pelo município à concessionária será baseado em metas de desempenho estabelecidas e apuradas periodicamente pelo verificador independente.

Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Guilherme Martins disse que o banco baseou-se nas melhores práticas de modelagem de PPPs de iluminação pública. “Acreditamos que, tão logo o projeto esteja em implantação, tanto os moradores de Jaboatão quanto o poder público poderão sentir um grande impacto positivo”, disse.

Tags

Autor