Dança das cadeiras

Vice da chapa da Frente Popular pode cair no colo da deputada petista Tereza Leitão

Sem cabeça de chapa e senado, PT deve ficar com a vaga de vice na chapa encabeçada pelo PSB na eleição deste ano em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/01/2022 às 15:14 | Atualizado em 28/01/2022 às 19:28
Notícia
X

De acordo com informações de bastidores, em torno das articulações para a formação da chapa majoritária da Frente Popular, neste momento, o nome da deputada estadual Tereza Leitão (PT) aparece como uma opção de consenso entre os socialistas, para a composição na vice. Ela teria que abrir mão de uma eventual campanha para deputada federal, para cumprir a missão partidária.

O nome da deputada do PT é visto como ideal neste momento considerando que não há como abrir mão da cabeça de chapa para indicar o senador Humberto Costa como candidato ao governo e pela completa inviabilidade de aceitação do nome de Marília Arraes para a vaga do Senado.

"No PSB, é considerada muito remota a possibilidade de que ele chame para si a vaga ao Senado. Na cabeça da chapa, já disse que a prioridade é do PSB", contam aliados do governador Paulo Câmara (PSB).

De acordo ainda com essas informações de bastidores, o próprio Danilo Cabral teria recebido bem o nome da petista, que divide com ele atuação na área de educação, ele em Brasília e ela em Pernambuco. Além de mulher, a deputada conta com cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado, sem reparos quanto a honradez.

O deputado está incomunicável desde que o nome foi posto na roda como principal aposta do PSB, para 2022.

Os aliados com acesso às negociações explicam ainda que a opção seria a mais segura por conta do perfil da aliada.

"Qual a chance do PSB oferecer a vice a um partido de centro direita? Quem vai garantir que a pessoa que ficar ao lado de Danilo vai manter o governo,sem interferir em eventuais candidaturas de oposição? Ou fazer corpo mole ou não participar da campanha? No atual cenário, só quem poderia honrar este compromisso é Tereza Leitão", aponta uma fonte do blog.

Coincidentemente ou não, a deputada estava na comissão de representantes dos partidos na reunião com o governador Paulo Câmara, na quarta-feira, no Palácio do Campo das Princesas.

Carlos Veras

Na pesquisa que o PT contratou ao Vox Populi, além do nome de Marília, o partido colocou o nome do deputado federal Carlos Veras, como nome ao Senado, por sugestão de Humberto Costa. Na avaliação dos socialistas, Humberto Costa fatalmente terá que compor e descartar a aposta em Carlos Veras porque ele seria mais novo e teria novas chances mais a frente, ao contrário da aliada Tereza Leitão, que completou 70 anos em 2021 e já está "em fim de carreira". "Se ele empinar o nome de Carlos Veras, vai criar um adversário interno". Por falar em Tereza Leitão, ela já foi aliada ferrenha de Marília Arraes e se deslocou desde a última eleição.

Tags

Autor