ELEIÇÕES 2022

Humberto Costa fala sobre definições na Frente Popular e volta a defender candidatura

Humberto Costa diz que, sem apoio do PT em Pernambuco, PSB não apoiaria candidatura de Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 01/02/2022 às 13:19 | Atualizado em 01/02/2022 às 13:21
Notícia
X

Em entrevista concedida à Rádio Jornal de Petrolina, deste Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Humberto Costa falou sobre as articulações do PT com o PSB em Pernambuco. O senador voltou a defender sua candidatura, alegando que uma chapa com seu nome ao Governo e o de Paulo Câmara ao Senado seria "praticamente imbatível".

O senador petista comentou o contexto da recente pesquisa encomendada pelo seu partido sobre o a intenção de voto do pernambucano. No levantamento, Humberto Costa lidera a corrida pelo Governo de Pernambuco em todos os cenários, derrotando, inclusive, candidatos do PSB. Marília Arraes, por sua vez, desponta como favorita ao Senado.

"O PT em diversos estados fez pesquisas para situar os posicionamentos dos seus pré-candidatos e, dessa forma, auxiliar a decisão a ser tomada pelo partido em cada um deles. (...) Com esses fatos na mão, estamos discutindo com nossos aliados da Frente Popular a possibilidade da minha candidatura apara o governo estadual. Logicamente que a última palavra será dada pela Frente Popular e pelo PT Nacional", disse Humberto Costa.

SÉRGIO BERNARDO / ACERVO JC IMAGEM
CHAPA DOS SONHOS Humberto queria disputar Palácio tendo o governador como candidato ao Senado - SÉRGIO BERNARDO / ACERVO JC IMAGEM

O senador avalia que o cenário mais realista da disputa seria sem Geraldo Júlio e com Tadeu Alencar como candidato do PSB, recebendo 1% dos votos. O petista, nesse panorama, tem 38% dos votos. Ainda desenhando cenários, o parlamentar voltou a defender uma chapa formada junto com Paulo Câmara como pré-candidato ao Senado.

"Acho que esse seria o melhor cenário, teríamos uma chapa praticamente imbatível. Se eu fosse candidato ao Governo pernambucano, juntamente com Paulo Câmara no Senado, teríamos um resultado muito bom. Apoiando uma chapa como essa teríamos Lula, com papel eleitoral importante no estado", avalia. A pesquisa não testa o nome do atual governador como pré-candidato.

O levantamento Vox Populi, ao mesmo tempo que fez crescer os argumentos por candidaturas petistas em Pernambuco, causou constrangimento e rusgas com o PSB. O partido teria enxergado a pesquisa como descabida e inoportuna.

Posicionamento de Humberto Costa sobre liderança da Frente Popular foi apresentado a Paulo Câmara

De acordo com o senador, sua visão sobre o cenário eleitoral em Pernambuco já foi levada a Paulo Câmara. "Ele tem feito pesquisas e conversas com os demais partidos e nos informou que o PSB, por ser o partido que está à frente do governo, se considera como o dono da prioridade para indicar um nome. Chegaram a dizer numa reunião que, sem o apoio do PT ao PSB no estado, não haveria apoio a Lula", adiantou Humberto.

TWITTER HUMBERTO COSTA
ENCONTRO Conhecido aliado de Danilo, Nilton Mota participou da conversa de ontem pelo lado do PSB. Do lado petista, Humberto e Teresa Leitão - TWITTER HUMBERTO COSTA

O senador reafirma a prioridade do partido com a disputa pela presidência. "Vamos analisar a posição do governador, caso não seja a de apoiar o nosso nome. Acho que o melhor cenário seria esse, da nossa candidatura para o Governo Estadual", pontuou novamente o senador.

Tags

Autor