Oposição no ataque

CPI do Caso Beatriz quer ir para cima da deputada Gleide Ângelo

Sob pressão de alguns pares, a delegada Gleide esteve em Glória do Goitá acompanhando buscas pelo assassino em série, suspeito de matar duas mulheres na zona rural da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/02/2022 às 17:54 | Atualizado em 01/02/2022 às 18:14
Notícia
X

Após o retorno dos trabalhos legislativos, o que se ouve nos bastidores da Assembleia Legislativa é que a oposição fará um esforço concentrado para conquistar o voto da delegada Gleide Ângelo, do PSB, delegada por formação e que chegou a atuar por dois anos sem sucesso no caso da menina Beatriz, morte em Petrolina, em uma festa de formatura de colégio. Os proponentes da CPI contam que falta apenas um voto para o mínimo de 17 assinaturas e que o voto da socialista seria bastante simbólico.

A base do governo não aprova a CPI e no que depender da deputada ela continuará apostando nos temas de classe.

Na retomada dos trabalhos legislativos na Assembleia, nesta terça-feira (01) a delegada Gleide Ângelo informou que "se mantém fiel ao seu compromisso pela segurança pública do Estado".

A deputada apresentou uma indicação na Casa Legislativa para o governador Paulo Câmara e para o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, solicitando urgência na abertura de novos concursos públicos para o complemento do quadro da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco.

No documento, a parlamentar requisita que as provas aconteçam ainda no primeiro semestre deste ano.

“Acompanhamos, ao longo dos anos, a significativa redução do quadro de profissionais ativos que fazem parte da segurança pública de Pernambuco. E as baixas são comuns, seja pela necessidade da aposentadoria, pela solicitação da reserva, seja mesmo pelo falecimento de profissionais. Felizmente, conseguimos a convocação de mais de 2 mil aprovados que já se formaram ou já estão realizando o curso de formação, mas sabemos que ainda há uma significativa demanda”, diz a delegada fazendo menção à oficialização de todos os aprovados dos concursos para médicos legistas, peritos papiloscopistas, auxiliares de perito, delegados da Polícia Civil, oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Apesar de o incremento dos 1.281 novos policiais que vão ingressar no quadro da PMPE, a corporação ainda seguirá com um alto déficit, uma vez que outros profissionais devem deixar a ativa por causa da aposentadoria, por exemplo. O mesmo panorama é compartilhado nos efetivos das Polícias Civil e Científica e no Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o Pacto pela Vida, Pernambuco deveria contar com, no mínimo, 26.865 policiais militares e 10.500 policiais civis. Entretanto, o quadro atual contém pouco mais de 17.000 PMs e 6.300 policiais civis, entre agentes, escrivães, delegados, médicos legistas, auxiliares de perito, peritos papiloscopistas e peritos criminais, segundo as associações das categorias.

DELEGACIAS

A delegada Gleide Ângelo diz que tem atuado fortemente na melhoria da infraestrutura dos equipamentos. No último ano, a parlamentar diz ter conseguido a criação de três novas Delegacias de Proteção às Mulheres, em Olinda, Palmares e Arcoverde, além da implantação de uma unidade em Salgueiro, cuja criação havia ocorrido desde 2008 - mas ainda não havia saído do papel. A deputada destinou mais de um milhão em emendas parlamentares para as reformas das Delegacias da Mulher em Recife e em Vitória de Santo Antão.

Tags

Autor