xadrez

Humberto Costa diz a Paulo Câmara que PT tem interesse em vaga no Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/02/2022 às 20:18 | Atualizado em 02/02/2022 às 9:19
Notícia
X

Sem alarde, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira, o senador Humberto Costa (PT) para mais uma conversa sobre a formação da chapa da Frente popular. A montagem estaria nos passos decisivos e finais.

No encontro, Humberto Costa reconheceu que não teria como ser o candidato da aliança da Frente Popular, uma vez que a primazia cabe ao PSB. No entanto, o senador frisou que ao PT interessaria a vaga para o Senado, em disputa única nesta rodada. O PT já detém uma das três vagas do Estado, com o próprio Humberto Costa. Caso a proposta fosse aceita, haveria o risco de ganhar uma segunda vaga, ameaçando o equilíbrio entre as forças que compõem a frente.

Na visita, Humberto Costa não falou de nomes para o Senado com o governador. Só que, internamente, no PT, três nomes são cogitados.  A deputada federal Marília Arraes, o deputado federal Carlos Veras e a deputada estadual Tereza Leitão, que também aparece cotada para uma eventual vice, na composição com o PSB.

Internamente, o PT reconhece a dificuldade de aceitação pelo PSB do nome de Marília Arraes, mas promete buscar um consenso para apresentar. Mesmo sendo esta uma das prioridades do partido, não significa que a possibilidade de alguém ser indicado a vice seja descartada. Lula tem dito que precisaria de uma base forte no Congresso, caso eleito, mas ao mesmo tempo o partido entende que cada estado tem suas particularidades, ainda mais em um estado tão simbólico para o PT e o próprio PSB, nacionalmente.

Tags

Autor