Fogo amigo

Ala do PT ataca Danilo Cabral citando voto no impeachment de Dilma. PSB usa Lula em resposta

Na foto histórica do derradeiro voto para afastar Dilma, Danilo Cabral aparece logo atrás de Bruno Araújo, enrolado na bandeira de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 04/02/2022 às 7:22 | Atualizado em 04/02/2022 às 11:59
Notícia
X

O fogo cruzado contra o candidato do PSB Danilo Cabral por parte de militantes mais radicais foi intenso, nos bastidores, no mesmo dia em que o governador Paulo Câmara foi ao ex-presidente Lula apresentar formalmente a indicação do partido para Frente Popular, em uma visita em São Paulo.

Nos bastidores, militantes do partido insatisfeitos com a aliança atacaram o nome de Danilo Cabral citando a votação pelo impeachment de Dilma Rousseff, em 2016 (relembre como votaram os deputados pernambucanos).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Danilo Cabral (@danilocabral._)

Na época, o PSB orientou a bancada a votar pelo afastamento, depois de ter feito campanha em aliança com o tucano Aécio Neves, em 2014. O voto mais conhecido contra Dilma acabou sendo dado pelo tucano de Pernambuco Bruno Araujo, mas Danilo Cabral aparece bem ao lado, no meio da comemoração dos deputados.

Ato contínuo, também ontem, os socialistas fizeram circular pelas redes sociais um vídeo do deputado, com um discurso realizado no dia 21 de janeiro, em Surubim, em que Danilo Cabral faz uma defesa enfática de Lula presidente e critica duramente Bolsonaro.

"O Brasil sente saudade de Lula", diz em determinado trecho. O vídeo foi postado pelo próprio deputado federal, que está submerso desde o início das especulações com seu nome, na mesma hora que Paulo Câmara se reunia com Lula.

Embora tenha ido ao ar apenas nesta quinta, a fala foi gravada no último dia 21 de janeiro, tendo parecido agora justamente uma vacina contra as críticas que viriam. Foi em um evento da prefeitura de Surubim, para entrega de um cartão de ajuda social. A mensagem implícita parece ser no sentido de olhar para frente (Lula) e não para o passado (Dilma), contra um inimigo comum (Bolsonaro).

RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
CHAPA Encontro de ontem deixou para uma próxima conversa possível presença do PT na vice ou Senado - RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

"Estes ataques partiram de xiitas, radicais, coisa de quem não tem o que fazer, mas é uma infantilidade. Primeiro, porque na época o PSB estava na oposição a Dilma. Depois, após este momento, já se teve Temer e está havendo Bolsonaro, deve-se olhar para frente. Por caso, o eleitor estaria preocupado com o voto de Danilo Cabra lá atrás? Ele não está nem ai. O acerto (do PSB) é Lula", explica uma fonte do blog.

Relembre o discurso de Danilo Cabral na votação do impeachment de Dilma Rousseff

No dia 17 de abril de 2016, Danilo Cabral discursou no plenário da Câmara dos Deputados a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Na ocasião, ele deixou o cargo de Secretário de Estado em Pernambuco somente para poder declarar seu voto na Câmara dos Deputados. Confira seu discurso:

"Em nome da confiança que o povo de Pernambuco nos deu de estar aqui representando um Estado que
tem a marca das lutas libertárias, quero aqui, neste momento tão importante para o Brasil de virada de página, prestar uma homenagem a um grande pernambucano que deu o que temos de mais valor, a vida.

Em nome de um Brasil diferente, em nome de Eduardo Henrique Accioly Campos, que foi nosso Governador, Presidente do nosso partido, em nome de sonhos de um Brasil mais igual, de um Brasil mais equilibrado, com mais educação e saúde, de um Estado que faça as entregas que a população deseja, em nome daquilo que ele nos pediu, "Coragem pra mudar o Brasil", "sim"
Danilo Cabral, em seu discurso pelo impeachment de Dilma Rousseff

 

Citação

"Em nome da confiança que o povo de Pernambuco nos deu de estar aqui representando um Estado que<br>tem a marca das lutas libertárias, quero aqui, neste momento tão importante para o Brasil de virada de página, prestar uma

Danilo Cabral, em seu discurso pelo impeachment de Dilma Rousseff

Tags

Autor