Recursos hídricos

Bolsonaro faz nova visita à transposição em Pernambuco, nesta terça

Empreendimentos integram o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A visita deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/02/2022 às 10:00 | Atualizado em 08/02/2022 às 10:48
Notícia
X

Como todos sabem, o sonho de garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido nordestino começou com Dom Pedro II. Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição chegam ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 9 de fevereiro.

Na terça-feira, 8 de fevereiro, a comitiva do Governo Federal, que deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitará estruturas do Eixo Norte em Pernambuco, Ceará e Paraíba que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, já informou que vai ao evento também.

Especula-se que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Fererira, possa aparecer no evento, afastando-se de Raquel Lyra (PSDB) e fazendo um gesto aos bolsonaristas do Estado.

Em Pernambuco, será realizada visita à Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). A estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da EBI-3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No local, também está prevista visita ao Núcleo de Controle Operacional (NCO), que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do NCO teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.

Tags

Autor