Legislativo

Deputados estaduais adiam por 1 mês licitação da reforma do Palácio Joaquim Nabuco

Antigo plenário foi fechado com a inauguração do novo Plenário Eduardo Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/02/2022 às 15:00
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco resolveu adiar por um mês a entrega das propostas das empresas interessadas na reforma do Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica do Poder Legislativo, na Rua da Aurora, hoje fechada após a inauguração do novo plenário Eduardo Campos.

A nova data para entrega das propostas será em 7 de março. Anteriormente, as propostas seriam entregues em 7 de fevereiro.

O atraso decorreu de mudanças no termo de referência da licitação. O custo da obra está estimado em R$ 13 milhões.

O Blog revelou a licitação, em primeira mão, no início de janeiro.

O custo pode diminuir com a disputa entre as empresas interessados.

A concorrência está sendo conduzida pela comissão de licitação do Poder Legislativo.

O edital foi divulgado, sem alarde, em 30 de dezembro de 2021.

O Palácio Joaquim Nabuco foi inspirado no estilo neoclássico, que também norteou vários edifícios públicos daquele período, como o Palácio de Buckingham, na Inglaterra, e o Capitólio, nos Estados Unidos. O palácio tem elementos como a simetria da planta baixa, em forma de cruz latina, a cúpula, estruturada por arcos e as colunas lisas. Porém, também tem elementos decorativos em argamassa de estuque de cal e areia, que fazem referência à flora local.

Em 2010, o prédio foi oficialmente reconhecido como Instituição Museológica pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e em 1985 foi tombado pela Fundarpe como parte do polígono da Rua da Aurora, protegendo a fachada e a cobertura.

Tags

Autor