ELEIÇÕES 2022

Apesar de cancelar filiação de Moro ao União Brasil, Podemos continua visando aliança

Filiação de Sergio Moro ao União Brasil foi cancelada, mas conversa com partido de Bivar segue aberta no Podemos

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/02/2022 às 8:54 | Atualizado em 08/02/2022 às 10:55
Notícia
X

Apesar de a filiação de Moro ao União Brasil ter sido descartada, o Podemos continua visando uma articulação com a nova legenda. O partido deve ser criado oficialmente nesta terça-feira (8), caso o Tribunal Superior Eleitoral julgue favoravelmente o registro da nova sigla, resultado da fusão do DEM com o PSL.

Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, esteve nessa segunda-feira (7) no Recife para oficializar o apoio do seu partido à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco. A deputada reafirmou a permanência de Sergio Moro na legenda, mas disse continuar conversando com Luciano Bivar, futuro presidente do União Brasil.

"Temos uma ótima relação, com todos os membros. Essa discussão vai ser feita a partir de abril, quando combinamos uma nova conversa para tratar de aliança. Não só com com o União Brasil, mas todos os partidos que compõem o centro democrático. Os partidos que tentam construir a terceira via vão voltar a se encontrar", disse.

O nome de Sergio Moro não foi citado em nenhum discurso feito na cerimônia. Questionado se o apoio estadual o aproxima do ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República, Miguel Coelho desconversa. Disse que não negaria o apoio, mas também não demonstra entusiasmo.

"Sempre defendemos um palanque aberto. O União Brasil ainda não existe, então isso será um tema debatido a nível nacional no nosso partido. Nosso palanque está aberto para todos que acreditam na mudança; (...) O cenário nacional não vai influenciar o estadual".

Renata Abreu não enxerga o posicionamento de Miguel Coelho como um problema. Avaliou que uma candidatura ao Governo tem uma aliança ampla de partidos e muitos possuem seu candidato.

No Podemos, aliado previa que ida de Sergio Moro ao União Brasil pode beneficiar campanha

Quadros do Podemos enxergavam com bons olhos uma possível ida de Sergio Moro ao União Brasil. Dentro da legenda de Renata Abreu, havia a expectativa de indicar o vice na chapa encabeçada pelo ex-juiz e constatou-se pouca resistência sobre a movimentação.

Após lançar sua pré-candidatura no evento de filiação ao Podemos, realizado em novembro último após chegar dos EUA, Sergio Moro observou um 'boom' nas pesquisas e chegou a ultrapassar Ciro Gomes (PDT). O ex-juiz, porém, não conseguiu decolar e segue com desempenho modesto.

Nesse sentido, segundo aliado ouvido sob reserva pela coluna na ocasião, uma aliança com o União Brasil poderia beneficiar sua candidatura. "Faz parte do jogo político, uma aliança com um partido grande, com mais capilaridade em alguns estados e municípios brasileiros, é interessante desde que valores e princípios sejam respeitados", diz.

De acordo com a fonte, explica-se a pouca resistência sobre o assunto: "É uma oportunidade interessante de se conversar, unir forças e pensamentos complementares. Ele precisa de um partido".

Além de presença em todos os estados, o União Brasil, comandado pelo deputado pernambucano Luciano Bivar, terá maior caixa e um sexto do horário eleitoral no rádio e na TV.

 

Tags

Autor