SEE

Secretaria de Educação altera portaria sobre de casos de covid nas escolas

Novas diretrizes alteram itens do Protocolo Setorial de Educação para conter contágio de covid-19 nas escolas

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/02/2022 às 10:03 | Atualizado em 08/02/2022 às 10:05
Notícia
X

Em portaria publicada na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial, Marcelo Andrade Bezerra Barros, secretário de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco, alterou as diretrizes de vigilância epidemiológica em âmbito escolar. O item integra o Protocolo Setorial de Educação para conter o contágio pelo coronavírus nas escolas.

A mudança no texto da portaria altera o item três do Protocolo Setorial de Educação, dedicado às diretrizes sobre detecção de casos de covid-19. Vale lembrar que o Governo de Pernambuco ampliou as restrições diante da alta de novos casos no estado. Dessa forma, orienta-se:

  • No domicílio: "Informar ao Estabelecimento de Ensino se o estudante, trabalhador ou colaborador da educação (ou membro da família) apresentar sintomas sugestivos da Covid-19 ou for contato próximo de um caso suspeito ou confirmado. Ele deve ser mantido em casa se testar positivo, com sintomas, por 10 dias e, ao mesmo tempo, 1 dia sem apresentar sintomas. Se positivo sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se negativo, sem sintomas, não é necessário cumprir isolamento.
  • No Estabelecimento de Ensino: Orientar os estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sintomáticos a permanecerem em isolamento domiciliar até sair o resultado do teste. Se positivo com sintomas, permanecer em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se positivo sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se negativo, sem sintomas, não é necessário cumprir isolamento.
  • Acompanhamento dos casos: Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas nesta sala serão suspensas até que saiam os resultados dos contatos. Os contatos que testaram positivo, com sintomas, continuarão em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, 1 dia sem apresentar sintomas. Se testaram positivo, sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se testaram negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. As aulas presenciais permanecem para os estudantes que tiverem resultado negativo, sem sintomas.

3.1. Detecção de casos3.1.1. No domicílio“3.1.1.3. Informar ao Estabelecimento de Ensino se o estudante, trabalhador ou colaborador da educação (ou membro da família) apresentar sintomas sugestivos da Covid-19 ou for contato próximo de um caso suspeito ou confi rmado. Ele deve ser mantido em casa se testar positivo, com sintomas, por 10 dias e, ao mesmo tempo, 1 dia sem apresentar sintomas. Se positivo sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se negativo, sem sintomas, não é necessário cumprir isolamento.”3.1.2. No Estabelecimento de Ensino“3.1.2.7. Orientar os estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sintomáticos a permanecerem em isolamento domiciliar até sair o resultado do teste. Se positivo com sintomas, permanecer em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se positivo sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. Se negativo, sem sintomas, não é necessário cumprir isolamento.”3.1.5. Acompanhamento dos casos“3.1.5.4. Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas nesta sala serão suspensas até que saiam os resultados dos contatos. Os contatos que testaram positivo, com sintomas, continuarão em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, 1 dia sem apresentar sintomas. Se testaram positivo, sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se testaram negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas. As aulas presenciais permanecem para os estudantes que tiverem resultadonegativo, sem sintomas.”

Tags

Autor