Mudanças

João Campos exalta economia de 20% sobre projeto anterior de Geraldo Júlio. Obra começou com João da Costa

Diário Oficial tem matéria exaltando redução de custo no projeto da Ponte Monteiro-Iputinga

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Jamildo Melo

Publicado em 08/02/2022 às 13:10 | Atualizado em 08/02/2022 às 13:46
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A notícia foi divulgada, com alarde, no Diário Oficial do Recife. A gestão João Campos (PSB) exaltou que conseguiu uma economia de 20% em relação a projeto da gestão anterior de Geraldo Júlio (PSB), no projeto da Ponte Monteiro-Iputinga.

Segundo a gestão João Campos, o ex-prefeito Geraldo Júlio iria gastar R$ 48 milhões na Ponte.

Com a mudança do projeto no novo governo, segundo a gestão atual, a economia será de R$ 10 milhões.

Durante a gestão de Geraldo Júlio, a ponte foi alvo de críticas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou a obra irregular.

Os auditores do TCE criticavam exatamente o projeto, especialmente o traçado da obra, agora modificado pela gestão de João Campos.

A equipe de João Campos diz que o projeto vem de João da Costa, do PT


Quem passou pela ponte

A obra teve seu contrato assinado em 2012, ainda na gestão de João da Costa. A gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), segundo o relatório técnico do TCE, assinou um Primeiro Termo Aditivo Contratual em novembro de 2013. Foram aplicados mais de 10 milhões de reais de recursos públicos na obra, com orçamento total de 42 milhões, a preços de 2019. A construção parou em 2014, com menos de um terço estava concluída, do lado da Iputinga.

LEIA O PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO RECIFE:

Ciente da importância da mobilidade urbana, o prefeito João Campos visitou, na manhã desta segunda-feira (7), as obras do novo projeto da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão. A estrutura integra o projeto do sistema viário da região, que interliga os bairros da Iputinga e do Monteiro, sobre o rio Capibaribe. O projeto, orçado em R$ 38 milhões, representa uma economia para os cofres públicos de 20% em cima do valor atualizado do projeto anterior, de R$ 48 milhões. A população diretamente beneficiada será de 58 mil pessoas.

"Estou aqui para vistoriar a obra da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que vai interligar os bairros Iputinga e Monteiro, beneficiando diretamente 58 mil pessoas. Há várias estacas e os trabalhadores estão preparando a área para receber a base. Há também uma tubulação para baixar o lençol freático. Esse novo projeto da ponte está orçado em R$ 38 milhões, o que representa uma economia de 20% em relação ao valor do projeto anterior", explicou o gestor municipal na ocasião.

A intervenção está em andamento desde setembro de 2021. Já foram concluídas as demolições das antigas estruturas, tanto do lado do Monteiro quanto da Iputinga. No momento, está sendo realizada a cravação de estacas de reforço e construção dos blocos de concreto das estacas complementares.

A intervenção prevê um elevado de 170 metros de extensão, 20,65 m de largura e 12,18 m de altura, com calçadas de 1,5 m e ciclofaixa de 1,5 m de largura em cada lado. São quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A abertura de espaço exclusivo para bicicletas é uma novidade do atual projeto, que não estava previsto no anterior. A nova estrutura será bem mais adequada ao local e dispensará a construção de escoramento dentro do leito do rio, pois será executada por meio do método de balanços sucessivos, trazendo um ganho ambiental para a comunidade.

Toda a estrutura possível de ser reaproveitada dentro dos critérios técnicos está sendo reutilizada, aumentando a economicidade do novo projeto. Também não é mais necessária a demolição da Escola Estadual Silva Jardim, que atende as famílias da região, como previa o projeto anterior. Além disso, a Praça do Monteiro será preservada. O prazo de conclusão da obra é de 24 meses.

NOVO CAMINHO - A obra é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe qualquer ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do rio Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.

Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.

Para compor a integração dos dois bairros, a Prefeitura do Recife realizará também, posteriormente, a adequação do sistema viário para composição da semiperimetral, ligando a Avenida Maurício de Nassau (Paralela da Caxangá) e a Avenida 17 de agosto. Esta obra incluirá a requalificação de 15 vias do entorno nas duas margens, totalizando 4,5 km. O projeto executivo do sistema viário está em processo de desenvolvimento e deve ser concluído até outubro.

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