ELEIÇÕES 2022

Lula aposta na relação com Eduardo Campos e promete reunir todos os governadores

Lula promete fazer gestão apaziguadora caso seja eleito presidente e destaca relação com Eduardo Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/02/2022 às 10:10 | Atualizado em 09/02/2022 às 10:22
Notícia
X

Além de cobrar o PSB por uma candidatura petista ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Lula, em entrevista à Rádio Clube do Recife, prometeu reunir os 27 governadores da Federação, caso seja eleito presidente da República. O petista ainda citou os tempos de Eduardo Campos, destacando sua relação com o ex-governador.

"Veja se em algum momento da história de Pernambuco houve um presidente da República que colocou a quantidade de investimentos que colocamos. Veja se em algum momento houve a parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual como foi feita por mim e Eduardo Campos. A gente fazia isso por amor ao povo pernambucano, para recuperar o atraso ao qual os estados do Nordeste foram submetidos durante anos", disse Lula.

O ex-presidente ainda destacou o episódio recente envolvendo Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário. O presidente chamou assessores nordestinos de "pau de arara", sendo alvo de críticas nas redes. Nessa terça (8), o mandatário esteve em Pernambuco.

"Agora, o presidente que está ai, não liga para o Nordeste! Ele visita agora por causa das eleições, mas passou quatro anos brigando com governadores, brigando com prefeitos e ofendendo nordestinos. Ele chamou nordestinos de ‘pau de arara’, é uma pessoa em escrúpulos", declarou Lula.

Lula cobra PSB pela vaga ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco

Na entrevista, ex-presidente elogiou Humberto Costa (PT) por ter desistido da pré-candidatura ao Governo de Pernambuco, mas cobrou do PSB uma candidatura petista ao Senado pela Frente Popular.

Lula começou a conversa com o radialista Rhaldney Santos acenado para aliados em Pernambuco. Desejou um bom dia a Paulo Câmara (PSB), João Campos (PSB), Humberto Costa (PT), Marília Arraes (PT), Carlos Veras (PT), Teresa Leitão (PT) e Doriel Barros (PT).

O ex-presidente elogiou o gesto de Humberto Costa, de retirar a candidatura, apesar de estar em primeiro lugar nas pesquisas, para apoiar PSB, que deve anunciar Danilo Cabral como seu candidato ao Governo de Pernambuco.

Ricardo Stuckert
ENCONTRO Desistência contou com o aval de Lula e Gleisi Hoffmann - Ricardo Stuckert

"É muito importante a aliança com o PSB, porque temos um projeto nacional. (...) Então é preciso estar junto em Pernambuco, onde o PSB tem maior força e organização política. O gesto do Humberto foi muito grande. Espero que esse gesto encontre reciprocidade, é de direito o PT reivindicar a candidatura ao Senado", cravou Lula.

Favorito nas pesquisas de intenção de voto, o petista avalia que há disposição no PSB para aceitar uma indicação do PT. Ele diz que Gleisi Hoffmann, presidente do partido, vem conversando com Carlos Siqueira, presidente do PSB.

"O importante é construir uma chapa com chances de vencer as eleições em Pernambuco. É preciso respeitar os adversários, numa disputa eleitoral só saberemos o resultado no final das eleições", disse.

Tags

Autor