Eleições 2022

Pesquisa Genial/Quaest: Terceira via não decola e persiste polarização entre Lula e Bolsonaro

Dificuldade de Moro e Doria para alavancar suas campanhas fica evidente ao avaliar decisão de voto: mais de 70% dos eleitores deles podem mudar escolha até a eleição

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/02/2022 às 11:18 | Atualizado em 10/02/2022 às 16:40
Notícia
X

Divulgada nesta quarta-feira (9), o resultado da pesquisa Genial/Quaest de fevereiro indica que, até este momento, a terceira via não decolou. Lula (PT) segue liderando, com 45% a 47% das intenções de voto, a depender do cenário. Jair Bolsonaro (PL) oscila entre 23% e 26%.

Nem o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) nem o governador João Dória (SP) estão conseguindo arrebatar o voto dos eleitores que poderiam escolher um candidato que não fosse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o atual presidente Jair Bolsonaro.

Em diversos cenários, Moro se manteve entre 7% e 9% da preferência do eleitorado, mas o ex-governador Ciro Gomes voltou a encostar. Já Dória oscila entre 2% e 3%.

ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
João Doria e Sergio Moro - ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Quando os entrevistados são provocados a responder se não pretendem mais mudar sua escolha, a polarização fica ainda mais evidente. No total, 58% dos eleitores dizem que já têm candidato em definitivo, e 40% afirmam que ainda podem mudar de ideia.

Entre os apoiadores de Bolsonaro, 65% dizem que é a escolha final, contra 35% que ainda não tem certeza. Entre os apoiadores de Lula, esse número é de 74% convictos e 25% que não se mostram tão certos.

Terceira via

Ao avaliar os candidatos da terceira via, o quadro é outro. Do total de eleitores de Dória, 73% podem ter outra opção - apenas 27% apoiam em definitivo o governador.

Nos apoiadores de Moro, 30% seguem com ele e 70% ainda não estão fechados. E, no caso de Ciro, 43% já se decidiram e outros 53% afirmam que podem mudar.

Lula e Bolsonaro

Na pesquisa estimulada, em que os entrevistados são apresentados aos candidatos colocados até o momento, Lula varia de 45% a 47% e Bolsonaro, de 23% a 26%.

Já na pesquisa espontânea, o número de indecisos passou de 52% para 48%, Lula chegou a 28% e Bolsonaro manteve 16%.

A pesquisa Genial/Quaest fez duas mil entrevistas entre 3 e 6 de fevereiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Rejeição a Bolsonaro

Em relação à avaliação do governo, Bolsonaro continua com mais de 50% de rejeição -- este mês, chegou a 51%, contra 50% de janeiro, mas dentro da margem de erro.

ALAN SANTOS/PR
Viagem de Bolsonaro acontecerá durante a escalada na tensão - diplomática e militar - entre a Rússia, a Ucrânia e membros da Otan - ALAN SANTOS/PR

Além disso, 80% dos brasileiros desaprovam a maneira como o presidente conduz o combate à inflação; 65% são críticos ao combate à violência; 63% reclamam do combate à pandemia; 62% consideram negativas as políticas de geração de empregos; e 61% consideram negativa a forma como Bolsonaro combate a corrupção. Para 35% dos entrevistados, o maior problema do país neste momento é a economia. Outros 27% dizem que é a saúde. 

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest, que trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública brasileira, começou em julho de 2021 e se estenderá até novembro de 2022. No total, serão 24 rodadas de pesquisa nacional, cada uma delas implicando em duas mil coletas domiciliares face a face, realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios.

A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA). A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

O registro na Justiça Eleitoral é BR–08857/2022.

Tags

Autor