ano de eleições

Professores realizam protesto na porta da Secretaria de Educação nesta quinta

Sindicato diz que luta é pelo reajuste do piso em 33,24 %, com repercussão em toda a carreira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/02/2022 às 9:26 | Atualizado em 10/02/2022 às 16:17
Notícia
X

O Sintepe fará um ato simbólico às 10h, desta quinta-feira (10), em frente à Secretaria de Educação e Esportes.

A mobilização cobra o cumprimento do Piso do Magistério de 33,24% com repercussão em toda a carreira dos servidores da educação e não somente para quem recebe abaixo do piso.

O protesto também defenderá a suspensão temporária das atividades presenciais, diante do pico de contágios pela nova variante do coronavírus e reivindica eleições diretas para diretores nas unidades escolares.

Na sexta-feira (11), às 10h, está marcada mais uma rodada de negociação entre Sindicato e Governo.

O Piso Salarial do Magistério para 2022 foi reajustado para R$ 3.845,43. Este é um reajuste automático, realizado desde 2009 e instituído pela Lei Federal 11.738/2008.

É o valor mínimo que uma professora, com 40 horas/aula semanais, deve receber. Em Pernambuco, a grande parte dos professores e professoras recebem salários acima do piso, geralmente por causa do seu tempo de trabalho ou formação (superior, pós-graduações, mestrados).

A principal reivindicação do Sintepe é que esse percentual do Piso (33,24%) seja repercutido em toda a carreira, valorizando também o esforço e a experiência de quem já está em sala de aula há mais tempo e reajustando os salários dos aposentados.

"Por fruto de nossa luta, a grande maioria dos professores e professoras em Pernambuco têm salários acima do Piso, que hoje é de R$ 3.845,43. Portanto, é insuficiente somente pagar o piso. Esse percentual precisa repercutir em toda a carreira, para elevar salários de quem já está há mais tempo em sala de aula e também dos outros segmentos da categoria como os analistas educacionais e os administrativos", disse Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

Além dessa, outras pautas do Sindicato serão reivindicadas, como a suspensão das atividades presenciais neste momento de crescimento dos contágios pela nova variante Ômicron do coronavírus e eleição direta para diretores como um pilar da gestão democrática nas escolas do Estado.

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA JC MAZELLA
SINTEPE Passeata seguiu até o Palácio do Campo das Princesas - DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA JC MAZELLA

Cotada para vice, Teresa Leitão esteve em protesto realizado na semana passada

Cotada para ser vice na chapa liderada pelo PSB ao Governo de Pernambuco, Teresa Leitão (PT) discursou na Alepe a favor dos trabalhadores da educação, que pressionam o governador Paulo Câmara (PSB) por reajuste. Na manhã desta quinta (3), a categoria se reuniu em frente à casa legislativa e seguiu rumo ao Campo das Princesas. Fique por dentro.

Tags

Autor