NAZISMO

Deputado pernambucano protocola projeto contra partidos com ideais nazistas

Projeto visa proibição da criação de partidos políticos cujos programas fazem referência a ideais nazistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 10/02/2022 às 11:58
Notícia
X

Foi protocolado nessa quarta-feira (9), por Daniel Coelho (Cidadania), um projeto pela proibição da criação de partidos políticos cujos programas fazem referência aos ideais nazistas. O deputado federal ainda cobrou das legendas o combate perene contra qualquer forma de discriminação racial e étnica.

A movimentação acontece na mesma semana em que discute-se o ocorrido no podcast Flow. No programa, publicado em formato de podcast e vídeo, popular entre a população jovem, o apresentador Monark defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil.

Sua fala foi rechaçada nas redes, mas reverberou entre grupos como o PCO. O comunicador pediu desculpas, mas foi afastado da produção. De acordo com levantamento, em 2021, cresceu em 60% o número de denúncias de neonazismo na internet.

DIVULGAÇÃO/CIDADANIA
Daniel Coelho diz acreditar que o presidente na verdade não tem intenção de aprovar o voto impresso no Congresso Nacional, e sim de manter a polêmica acesa - DIVULGAÇÃO/CIDADANIA

Vice-líder do Cidadania Câmara dos Deputados, Daniel Coelho defende que os partidos adotem mecanismos anti-propagação de ideologias que relativizem o Holocausto ou a perseguição contra o povo judeu. A proposta inclui na legislação brasileira dispositivo que veda a formação de partidos com estatutos discriminatórios.

"Apologia ao nazismo é crime. Não é liberdade de expressão. Além disso, o Congresso Nacional precisa emitir um sinal claro de que não permitirá a criação de partidos que flertem com esses absurdos", concluiu Daniel.

Tags

Autor