Opinião

'Ou PT indica Marília Arraes para o Senado ou (PSB) corre risco de ver um senador de Bolsonaro eleito'

"Se somar o voto de Danilo, de André de Paula e Carlos Veras não chega na votação de Marília Arraes para deputada federal", diz outro socialista eduardista

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/02/2022 às 10:19 | Atualizado em 12/02/2022 às 11:19
Notícia
X

Por Paulo Farias, em artigo enviado ao blog

A eleição para o Senado é sui generis. É majoritária, mas elege um parlamentar, no caso, um Senador da República.

O deputado federal representa o povo, já o senador representa os Estados e o Distrito Federal. Por isso, temos 81 Senadores, sendo 3 por cada ente da Federação.

Nessa eleição de 2022, elegeremos apenas 1 senador. Na próxima, em 2026, elegeremos 2.

Portanto, uma chapa majoritária deve ter um certo equilíbrio na força de seus componentes.

Em política e eleição só se inventa quando a situação é tão favorável que se ganha com qualquer um, o que não será o caso das eleições majoritárias de 2022, em Pernambuco.

De logo, não vejo outro nome com peso, dimensão política e eleitoral para o PT indicar para o Senado, senão o da deputada Marília Arraes.

A deputada estadual Tereza Leitão e o deputado federal Carlos Veras são meros desconhecidos e pouco acrescentam à chapa, puxando-a para baixo. Ai onde mora o perigo.

Quem quiser subestimar, que subestime, porém não tenho dúvidas que qualquer candidato a senador apresentado pelo presidente Bolsonaro em Pernambuco passará de 20% dos votos válidos, podendo com essa votação sair consagrado das urnas.

Acho que na composição da chapa majoritária encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro não cabe outro nome para ocupar a vaga de candidato ao Senado pelo PT senão o da deputada Marília Arraes.

Marília daria dimensão e sua pujança eleitoral ajudaria a eleger o governador.

Marília tem votos, é conhecida em todo Estado, é neta de um dos maiores ícones da esquerda brasileira, que é o nosso saudoso presidente de honra do PSB, Miguel Arraes.

Qualquer outro petista de menor expressão ocupando essa vaga será um risco desnecessário, numa eleição que não está ganha.

Mesmo se o governador do PSB sair vitorioso, correrá o sério risco do senador indicado e apoiado por Bolsonaro sair eleito por Pernambuco.

Pé no chão, bom senso e humildade são elementos essenciais para o sucesso nas urnas e espero que ele venha.

O que sei é que não teremos na cabeça da chapa majoritária do PSB, um candidato com a força de um Miguel Arraes, que foi capaz de arrastar o desconhecido Mansueto de Lavor e Antônio Farias, como seus senadores, contrariando todos os prognósticos.

Com todo o respeito, em 2022, não termos santos nem muito menos andor. De logo, a tese do andor não vigorará!

Paulo Farias do Monte é advogado e suplente de vereador pelo PSB no Cabo de Santo Agostinho.

Tags

Autor