Alianças

PT de Pernambuco se reúne mas o nome para o Senado não sai hoje

Na semana passada, Lula, em entrevista à Rádio Clube, disse publicamente que o PT queria uma vaga para o Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/02/2022 às 19:50 | Atualizado em 15/02/2022 às 22:56
Notícia
X

A reunião online da Comissão Executiva Estadual do PT, agora à noite, começa sem que o partido tenha chegado ao consenso em torno de um nome para a vaga do Senado na chapa da Frente Popular.

A Executiva representa as principais tendências petistas e tem 23 integrantes, todos com direito a voto.

A pauta da reunião limita-se a dois pontos: a volta do PT para a Frente Popular e a reivindicação de indicar a candidatura ao Senado. O nome não será sequer discutido.

O blog apurou que a prudência dos participantes da Executiva tem uma razão de ser, de acordo com um petista ouvido pelo blog. As conversas entre os principais representantes das tendências do partido em Pernambuco não foram concluídas e, como se sabe, quando elas acontecem nem sempre são facilmente digeridas pelas alas concorrentes.

"Só vão reforçar o pedido pelo Senado. Basicamente oficializando a volta à frente e a reivindicação do Senado", diz membro do partido.

A volta para a Frente Popular precisa ser oficializada e a reunião cumprirá essa formalidade. A reivindicação da vaga para o Senado é também outro ritual a ser obedecido, apesar de ter sido publicamente anunciada pelo ex-presidente Lula como compensação ao fato de Humberto Costa ter retirado a candidatura a governador.

O PT pernambucano segue o curso das exigências regimentais e, simultaneamente, das costuras internas e externas. O contexto interno não se alterou, conforme apurado pelo blog em conversas com socialistas e petistas. Ou seja, os principais nomes para o Senado são o deputado federal Carlos Veras e a deputada estadual Teresa Leitão.

No plano externo, o senador Humberto Costa, reuniu-se hoje em Brasília com o governador Paulo Câmara.

Se não houver nenhuma surpresa, a reunião exaure a pauta e, no máximo, discute os próximos passos. Por enquanto, não existe a possibilidade de sair fumaça branca e virtual dos computadores petistas. As próximas horas dirão se os fatos vão contrariar o roteiro combinado entre os mandachuvas da Executiva. O blog permanece atento.

Tags

Autor