POLÍTICA

Alberisson, assassinado a tiros, poderia assumir vaga na Câmara Municipal do Recife

Assassinado a tiros nessa quarta-feira (16), Alberisson Carlos da Silva (DEM) poderia ocupar uma vaga na Câmara Municipal do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 17/02/2022 às 12:24 | Atualizado em 17/02/2022 às 13:43
Notícia
X

Assassinado a tiros nessa quarta-feira (16), Alberisson Carlos da Silva (DEM) poderia ocupar uma vaga na Câmara Municipal do Recife. Candidato a vereador em 2020, o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) é suplente e poderia assumir mandato a depender do julgamento da cassação da chapa do Avante.

O registro de chapa proporcional do Avante nas eleições de 2020 foi cassado pela Justiça Eleitoral de Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral aponta descumprimento da cota de gênero pelo partido, resultando na anulação de votos e perda de mandatos na Câmara dos Vereadores do Recife.

Pelo partido, elegeram-se em 2020 dois vereadores no Recife: Dílson Batista e Fabiano Ferraz. Com a decisão, os votos dos então candidatos do Avante seriam anulados. A decisão foi tomada pela 150ª Zona Eleitoral de Recife, resultado de uma ação movida pelo DEM.

O DEM é o partido de Alberisson Carlos. Os vereadores do avante continuam no cargo porque a decisão deu-se em primeira instância e, como apresentaram recurso, a ação continua em curso. O presidente da ACS-PE, que recebeu 2.980 votos, poderia assumir uma das cadeiras no caso de uma condenação em segunda instância.

Fabiano Ferraz recebeu 5.276 votos, ficando em 33º lugar. Dilson Batista apareceu pouco depois, ocupando o posto de 35º mais votado, com 4.404 votos. A Câmara é formada por 39 vereadores. Em tempo, Dilson discursou na Câmara do Recife dois dias antes do assassinato de Alberisson. O vereador fez alerta, denunciando mortes de policiais no estado.

Sobre a execução do ex-policial, Dilson comentou: "A insegurança tem assombrado o policial militar, que é justamente um dos responsáveis pela segurança da população. Neste momento de dor, solidarizo-me com a família de Alberisson Carlos e de todas as outras desses verdadeiros heróis, que não recebem o devido reconhecimento de grande parte do poder público. É preciso valorizar devidamente a PMPE. Cobro uma ação rápida contra os assassinos de Alberisson, que perdeu sua vida, e, infelizmente, passou a fazer parte dessa trágica estatística".

Tags

Autor