Paradeiro

Quanto custou e quem pagou pela viagem de João Campos à Colombia?

Oposição deve cobrar informes da gestão municipal. 15 pessoas formam a comitiva.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/02/2022 às 11:40 | Atualizado em 18/02/2022 às 17:37
Notícia
X

Uma pergunta frequente que tem sido feita nos meios políticos locais é o custo das viagens internacionais do prefeito João Campos, como esta para a cidade de Bogotá.

Neste périplo, a comitiva era formada por 15 pessoas. O prefeito do PSB sempre segue com a deputada Tabata Amaral, sua companheira.

"Um dos motivos da minha vinda à Colômbia é buscar referências, como fiz no RJ, para o centro de monitoramento que montaremos no Recife. Visitei hoje a sala do Sistema Integrado de Emergência e Segurança de Medellín (SIES-M), de onde é possível monitorar várias atividades", afirmou João Campos.

"Conversamos sobre protocolos, softwares e, sobretudo, integração de equipes e serviços. Uma grande referência de modernização e eficiência na gestão para nos inspirar. Nosso projeto será inaugurado no ano que vem."

Resposta da PCR

"A Prefeitura do Recife informa que a viagem do prefeito João Campos para Medellín foi totalmente custeada pela Comunitas, não acarretando em qualquer despesa para o município do Recife", afirmou a PCR, em nota oficial ao blog.

De acordo com o site da empresa, "a Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população".


Veja abaixo o informe da entidade, da semana passada

Comunitas apoia comitiva de lideranças em visita à cidade de Medellín | Comunitas

Na programação, estão previstas imersões em boas práticas do município colombiano para inspiração e inovação de iniciativas no Brasil

No próximo dia 15, uma equipe de lideranças políticas e empresariais viaja a Medellín, na Colômbia, para conhecer a fundo iniciativas de serviços públicos bem sucedidas localmente.

A visita ao país latino-americano vai durar cinco dias e contará com 15 pessoas na comitiva, incluindo João Campos, prefeito de Recife (PE); Murilo Rodrigues Cavalcanti, secretário Segurança do Recife (PE); Renan Ferreirinha Carneiro, secretário de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Fábio Ferraz (Secretário de Planejamento & Inovação Prefeitura de Santos), os parlamentares Tábata Amaral e Vinicius Poit, deputados federais, além do time Comunitas, representado por Regina Esteves, diretora-presidente, Thiago Milani, diretor de projetos, Dayane Reis, diretora de conhecimento e comunicação. Também integram a equipe Fernando Barrancos Chucre, Presidente Fundo Social de Solidariedade – Governo SP, e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito Santos, que são consultores Comunitas.

O grupo vai trocar experiências e conhecer de perto os diversos cases de sucesso do poder público na cidade colombiana – Medellín foi considerada nos anos 1990 uma das localidades mais violentas do mundo e iniciou a década de 2000 como cidade-modelo no combate à violência urbana. A ideia é selar acordos de cooperação para que ações e iniciativas de real impacto social sejam intercambiadas e aplicadas nas cidades dos dois países.

De acordo com Regina Esteves, essas viagens fazem parte do calendário de fortalecimento de lideranças desenvolvido pela Comunitas. “O objetivo da Comunitas é inovar na gestão pública e para isso procuramos ficar atentos às iniciativas aplicadas de forma bem sucedida em outros países, para que possamos fazer a adaptação à realidade brasileira e, assim, possibilitar inspiração e transferência de conhecimento”, afirmou.

A agenda da equipe começa no dia 16, com o encontro com o prefeito de Medellín, Daniel Quintero e segue com imersões para trocas de boas práticas.

A programação prevê visitas ao Centro Integrado de Tráfico e Transporte (CITRA), Centro Valle Del Software em San Javier, e à Ruta N (uma joint venture firmada entre a Prefeitura de Medellín, UNE e EPM com o objetivo de inspirar e incentivar a inovação na cidade e criar condições favoráveis para negócios e empreendedorismo). além de visitas

Medellin é um exemplo de como uma cidade pode ser modificada através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Em apenas 14 anos anos a cidade passou por uma mudança radical, deixando de estar entre as cidades mais violentas do mundo, com ações focadas na cultura, inclusão social e urbanização.

Tags

Autor