ELEIÇÕES 2022

Danilo Cabral se encontra com lideranças do PT, que reforçam demanda pelo Senado

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral se encontrou com lideranças do PT, que reforçaram apoio, mas cobraram vaga ao Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 20/02/2022 às 13:01 | Atualizado em 20/02/2022 às 14:14
Notícia
X

Danilo Cabral se encontrou com a comissão eleitoral do Partido dos Trabalhadores antes de ter seu nome anunciado oficialmente como pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco. Nesta segunda, realiza-se o lançamento da pré-candidatura do socialista.

Participaram da reunião com Danilo Cabral nomes como a deputada estadual Teresa Leitão, o deputado federal Carlos Veras e o deputado estadual Doriel Barros, presidente do PT em Pernambuco. O socialista, como mostrou a coluna, também se encontrou com Humberto Costa na semana passada.

Como revelou fonte ouvida pela coluna, o escolhido de Paulo Câmara (PSB) teve o apoio à sua pré-candidatura reforçado. Danilo Cabral, porém, também ouviu dos representantes do PT nova cobrança acerca da candidatura ao Senado pela Frente Popular.

Após retirar a pré-candidatura de Humberto Costa ao Governo, o PT cobrou do PSB uma retribuição, na forma formar uma chapa com um petista candidato ao Senado. Como revelou a coluna, Carlos Veras é visto como favorito para ser escolhido pelo partido.

O deputado federal concorre à vaga, oficialmente, com Teresa Leitão e Marília Arraes. A deputada federal, avaliam colegas do partido, não tem chances de ser lançada candidata num cenário de federação com o PSB.

A candidatura do PT ao Senado e o acordo com o PSB

O PT pleiteia a vaga ao Senado pela Frente Popular diante de uma eleição peculiar. Lula (PT) é um importante ativo eleitoral e 35% do eleitorado pernambucano, segundo pesquisa, diz que votaria num candidato apoiado ou indicado pelo ex-presidente.

Nesse sentido, como já avaliou a cientista Nara Pavão em entrevista concedida à coluna, seria importante a candidatura de Danilo Cabral (PSB) contar com o apoio do PT e, consequentemente, de Lula. A presença do ex-presidente, porém, está condicionada ao alinhamento entre os partidos.

O problema é que a vaga ao Senado pela Frente Popular é objeto de disputa de diversos partidos aliados, como o PP de Eduardo da Fonte, o PDT de Wolney Queiroz, o PSD de André de Paula e o Republicanos de Silvio Costa Filho.

Tags

Autor