ELEIÇÕES 2022

Veja as regiões onde Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa CNT

Pesquisa eleitoral CNT/MDA mostra a intenção de voto de Lula e Jair Bolsonaro nas regiões do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 23/02/2022 às 8:08 | Atualizado em 23/02/2022 às 20:37
Notícia
X

A diferença entre a intenção de voto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aumentou no Nordeste. Enquanto isso, sua vantagem diminuiu no Sudeste, indicando um empate técnico, como ocorre nas demais regiões. Isso é o que apresenta a pesquisa eleitoral CNT/MDA, divulgada nesta semana.

Como mostra o levantamento deste mês, Lula tem 61% da intenção de voto do eleitorado nordestino, enquanto Bolsonaro tem 16%. São 45 pontos percentuais de diferença, o que significa um acréscimo de 7 pontos na vantagem do petista na região. 

No Sudeste, Lula segue liderando, mas viu sua vantagem para o atual presidente encolher. Na região, o ex-presidente tem 34% da intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 32%. Isso significa que a vantagem de nove pontos do petista, atingida em dezembro, diminuiu para dois pontos.

Tecnicamente, considerando-se a margem de erro de 6,0 pontos percentuais para mais ou para menos (quando o dado refere-se às estratificações do eleitorado), Lula e Jair Bolsonaro estão tecnicamente empatados no Sudeste. O atual presidente também ganhou terreno na média nacional, mas ainda enfrenta uma das maiores taxas de rejeição.

No Sul, a liderança também é de Lula, mas também há espaço para empate técnico. Ele tem 40% da intenção de voto, contra 32% de Bolsonaro. Na soma das regiões Centro-Oeste e Norte, apresenta-se outro empate técnico: 35% para o ex-presidente e 34% para o atual chefe do executivo.

Em resumo:

  • Nordeste: Lula 61% x Bolsonaro 16%
  • Sudeste: Lula 34% x Bolsonaro 32% (empate técnico)
  • Sul: Lula 40% x 32% Bolsonaro: (empate técnico)
  • Soma do Centro-Oeste e Norte: Lula 35% x Bolsonaro 34% (empate técnico)

Informações sobre a pesquisa CNT

A pesquisa CNT entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 16 e 19 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,6%.

Tags

Autor