Projeto de lei na Alepe

Pastor Cleiton Collins repudia projeto que libera cultivo da maconha para uso medicinal

O projeto é de autoria de um deputado do PCdoB e tem o objetivo de autorizar o cultivo e o processamento da cannabis sativa, no Estado, para uso medicinal

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 23/02/2022 às 17:57
Foto: Fotos Públicas
A investigação analisa se princípios ativos da erva podem elevar a proteção das células contra a covid-19 - FOTO: Foto: Fotos Públicas
Leitura:

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) repudiou e declarou voto contrário ao Projeto de Lei - 3098/2022, que tem o objetivo de permitir o cultivo e o processamento da cannabis sativa, para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais, por associações de pacientes da cannabis medicinal, em Pernambuco.

O PL foi apresentado pelo deputado João Paulo (PCdoB), revelou mais cedo o blog.

Apresentando-se como militante do combate às drogas há 25 anos, o Pastor Cleiton Collins justificou sua discordância com o projeto alegando que a iniciativa abriria espaço para o consumo da substância sem controles e para outros fins.

“Ao estabelecer que o a Cannabis Sativa, planta conhecida como maconha, possa ser utilizada para fins industriais e veterinários, por exemplo, abre-se um precedente para o uso dessa substância para outras finalidades, pois não fica definido, claramente, os procedimentos de segurança que serão adotados para a produção, transporte, armazenamento e processamento da planta”, afirmou.

Collins destacou ainda que assistência as pessoas com patologias que fazem uso desses medicamentos estão garantidas pelo SUS.

“Ao mesmo tempo, não se faz necessária a liberação do cultivo para garantir o acesso facilitado em fins medicinais, já que a medicação produzida em laboratório a base do Canabidiol, para pacientes que de fato precisam dela, está garantida por resolução do Ministério da Saúde e disponível no mercado, de forma gratuita e na quantidade necessária para atender a demanda”, diz.

Quais os benefícios da maconha medicinal?

Dentre os benefícios, produz efeito anticonvulsivo, anti-inflamatório, antidepressivo e anti-hipertensivo. Além de ser usado também como analgésico e no tratamento para aumentar o apetite.

Comentários

Últimas notícias