segurança pública

Sai aumento salarial para policiais e bombeiros de Pernambuco

Paulo Câmara encaminhou ao Legislativo proposta de reajuste com percentuais que variam entre 16% e 20%, contemplando todas as polícias do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/02/2022 às 18:41 | Atualizado em 24/02/2022 às 9:23
Notícia
X

O governador Paulo Câmara não cedeu à pressão das polícias por reajustes mais elevados do que a proposta apresentada há uma semana. Nem com ameaça de greve na Polícia Civil.

Nesta quarta-feira (23.02), o governador assinou uma proposta de reajuste salarial para as polícias Militar, Civil, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

O projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa para votação, estabelece aumentos com percentuais que variam entre 16% e 20%.

Como fica o reajuste dos policiais e bombeiros?

No texto enviado para a Alepe, na Polícia Militar terão o maior percentual (20%) as patentes mais baixas. Patentes mais altas terão 16%.

Para a Polícia Civil de Pernambuco, a proposta é de aumento de 20% para agentes, escrivães e delegados em início de carreira. Os delegados de segundo nível terão 16%.

O anúncio acontece em meio a uma greve da Polícia Civil. A categoria havia rejeitado uma oferta de reajuste de 20%. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rafael Cavalcanti, a categoria vai avaliar a proposta e, em princípio, a paralisação estaria mantida.

Anúncio

De acordo com o governador, a iniciativa é fruto de diversos estudos, visando valorizar os trabalhadores da segurança e promover melhorias na qualidade de vida desses servidores.

“Estamos enviando à Assembleia esse projeto, que é fruto de muita colaboração e discussão, para melhoria dos serviços oferecidos aos pernambucanos e pernambucanas. Além disso, é também uma valorização dos profissionais das nossas forças policiais, para que eles tenham condições de trabalho adequadas e reconhecimento pelo seu desempenho, através de ações”, disse o governador.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, disse que a proposta como mais uma demonstração de comprometimento do governador com a segurança pública.

“É mais um passo importante na valorização do que nós temos de mais importante, que é o profissional dessa área. É um reconhecimento do valor desses homens e mulheres que compõem nosso quadro e do trabalho que eles entregam ao povo pernambucano”, disse.

No evento, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros; os secretários estaduais Marília Lins (Administração), Carlos José (chefe da Casa Militar) e Eduardo Figueiredo (Justiça e Direitos Humanos); o comandante geral da Polícia Militar, Roberto Santana; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e o chefe da Polícia Científica, Fernando Benevides.

Como fica o reajuste para professores, profissionais da saúde e demais servidores?

Outras categorias também tiveram anúncio de reajuste.

Professores terão reajuste de 35%, acima do aumento de 33% anunciado pelo governo Bolsonaro.

As demais carreiras do Estado terão reajuste linear de 5%, que após aprovação na Assembleia Legislativa deve passar a valer em junho.

Para os profissionais da saúde, além do reajuste linear de 5% sobre o vencimento base e a concessão da Pares por nível de escolaridade, o governo também concederá uma gratificação por perigo laboral, no valor de R$ 480,00, extensiva a todas as categorias da Secretaria de Saúde. Também será atualizada em 10% a gratificação por plantão.

Tags

Autor