REDES SOCIAIS

STF exige banimento de canais de blogueiro bolsonarista no Telegram; saiba quem

Foram bloqueados no Telegram, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), canais ligados ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 27/02/2022 às 12:05
Notícia
X

Foram bloqueados no Telegram, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), canais ligados ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Recentemente ele chamou atenção por, mesmo foragido, participar de evento ao lado de ministro de Jair Bolsonaro (PL) nos EUA.

O banimento se dá no âmbito do inquérito das milícias digitais, responsáveis por organizar ataques contra a democracia nas redes sociais. Ao todo, determinou-se o bloqueio de três canais de Allan dos Santos na plataforma de mensagens: @allandossantos, @tercalivre e o @artigo22. O último era privado, ou seja, não poderia ser encontrado na busca.

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
Procurados, Allan dos Santos e o Palácio do Planalto não se manifestaram - ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

Alexandre de Moraes também havia determinado a aplicação de multa de R$ 100 mil para cada canal que não fosse bloqueado no tempo delimitado pelo ministro. Em outubro de 2021, determinou-se a prisão de Allan dos Santos, sua extradição e a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol, o canal de foragidos.

"O investigado tem se utilizado do alcance de seu perfil no aplicativo Telegram (com mais de 121 mil inscritos) como parte da estrutura destinada à propagação de ataques ao Estado Democrático de Direito, ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Senado Federal, além de autoridades vinculadas a esses órgãos", argumenta Alexandre Moraes.

Apesar de a determinação ter sido cumprida, Allan dos Santos criou novos canais na plataforma. "Alexandre de Moraes, se você mandar derrubar esse canal, eu crio outro, eu crio outro, eu crio outro, eu crio outro...", disse em áudio.

Tags

Autor