BlogDATA

Quais candidatos ao Governo de Pernambuco têm mais engajamento nas redes?

Levantamento feito através de dados disponibilizados pelo Meta mede a interação dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco nas redes sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 28/02/2022 às 12:16 | Atualizado em 28/02/2022 às 18:07
Notícia
X

Levantamento feito pela coluna através de dados disponibilizados pelo Meta mede a interação dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco nas redes sociais. A reportagem analisou dados referentes ao Instagram e Facebook dos políticos cotados para disputar o Palácio Campo das Princesas na eleição deste ano.

No Instagram, Humberto Costa (PT-PE), apesar de ter retirado a candidatura, possui o maior número histórico de interações, mas foi ultrapassado em fevereiro por Gilson Machado Neto (PL). O senador petista ainda poderia concorrer ao cargo caso o acordo entre o PT e PSB não saia do papel.

Como mostrou a coluna, Miguel Coelho (União Brasil) foi o pré-candidato que mais investiu em propagação de conteúdo no Instagram e Facebook entre novembro e fevereiro.

Made with Flourish

No Instagram, o investimento deu resultado especialmente entre a penúltima e última semana de novembro, quando saltou de 68 mil interações para 155 mil. Posteriormente, a taxa de interação foi caindo e, na rede social, fechou o ano com 36 mil.

No Instagram, o prefeito de Petrolina está no mesmo patamar de interações de Jones Manoel (PCB), personagem conhecido nas redes por causa do seu canal no YouTube. No Facebook, o investimento não deu muito resultado e, em janeiro, as interações caíram quase pela metade se comparadas a novembro.

Enquanto isso, Danilo Cabral, escolhido como candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, enfrenta dificuldades. Ainda desconhecido a nível estadual, o deputado ainda não conseguiu fazer seu nome circular nas redes sociais.

Posicionamento dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco no Facebook

No Facebook, o domínio de Humberto Costa é inigualável. O senador petista se mantém com mais de 2 milhões de interações mensais. Quem mais cresceu na rede social foi, novamente, Gilson Machado Neto.

Made with Flourish

O ministro do turismo de Jair Bolsonaro (PL), visto com frequência junto ao presidente, fez crescer em mais de 1.028% as interações no Facebook entre janeiro e dezembro. Em fevereiro, em comparação ao mês anterior, fez crescer em mais de 7 mil pontos percentuais as interações da rede social.

Tags

Autor