Eleições 2022

Entenda a 'obsessão' de Lula com o Senado

Bolsonaro orientou a sua base a fazer o mesmo movimento. Gilson Machado deve ser seu candidato em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/02/2022 às 11:45 | Atualizado em 28/02/2022 às 13:13
Notícia
X

As pessoas que acompanham a política partidária nestas eleições explicam a obsessão de Lula pelo Senado pelo receio de virar uma Dilma.2, caso venha a ser eleito presidente novamente. Pernambuco não é um caso isolado. No Nordeste como um todo, a orientação do PT tem sido disputar o Senado com os nomes mais fortes e em outros casos abrir mão da disputa ao governo, em troca da vaga ao Senado.

"Lula sabe que governador e vice-governador não valem nada (em caso de um pedido de impedimento). Senado é que vale. Ele quer a maioria de candidatos ao Senado para o PT para se proteger. O cara foi cassado e preso", explicam fontes da política. "A Câmara dos Deputados pode fazer o que quiser, mas ele barra no Senado.

Hoje, o PT já tem dez. A meta é ter de 15 acima apenas do PT e assim com aliados formar uma maioria segura.

O pragmatismo de Lula também chama a atenção. "O Gilberto Lassab pilotou a traição contra Dilma. O PSD de São Paulo é anti-lula, mas lula sabe que é importante tentar levar o centro para a chapa e vencer no primeiro turno", diz uma fonte do Blog em Brasília.

É nesta linha que o nome de André de Paula, do PSD de Kassab, não é uma carta fora do baralho, nas negociações para a formação da chapa em Pernambuco.  Mesmo tendo votado em Dilma no impedimento.

No que toca ao problema em Pernambuco, internamente nada está definido. Existem três nomes na disputa, sendo eles a deputada federal Marilia Arraes, o deputado federal Carlos Veras e a deputada estadual Teresa Leitão.

 

Tags

Autor