Meio ambiente

Empresários afirmam que dragagem não é causa de poluição em praias

Empresas descartam que volume de lixo urbano que surgiu nas praias do Recife e Litoral Sul seja causado pelas obras de dragagem no Porto do Recife.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/03/2022 às 17:00 | Atualizado em 02/03/2022 às 12:34
Notícia
X

O presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco – Sindope, Roberto Miranda, em comunicado ao blog, disse descarta a possibilidade de que o grande aumento no volume de lixo urbano que surgiu nas praias do Recife e Litoral Sul seja causado pelas obras de dragagem que estão sendo realizadas no Porto do Recife.

Segundo ele, todo o processo de retirada de material do fundo do canal de acesso ao porto com o objetivo de ampliar a navegabilidade das embarcações possui sistemas de controle e mecanismos de monitoramento que impedem que os resíduos sejam lançados no mar.

"Além disso, o serviço segue protocolos rígidos de acompanhamento do descarte do material, o qual é realizado com base em procedimentos definidos pela Capitania dos Portos de Pernambuco em conjunto com a Administração do Porto de Recife e a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH)".

Miranda disse que as obras de dragagem são fundamentais para a recuperação da competitividade do porto.

“Em todo o mundo, os portos são considerados importantes indutores do desenvolvimento e, em Pernambuco, o Porto do Recife cumpre um importante papel como instrumento de suporte às atividades industriais, comerciais e do agronegócio do Estado e também como gerador de emprego e renda para os pernambucanos”, afirmou.

Tags

Autor