MANIFESTAÇÃO

Dia Internacional da Mulher será marcado por protesto no Recife; saiba horário e local

Nesta terça-feira (8) realizam-se ações pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres. No centro do Recife, grupos de movimentos sociais, sindicatos e partidos organizam uma manifestação

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 07/03/2022 às 15:17 | Atualizado em 07/03/2022 às 15:21
Notícia
X

Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, grupos de movimentos sociais, sindicatos e partidos organizam uma manifestação no Centro do Recife. Ele ocorre no Parque Treze de Maio, às 15h.

Trata-se do Dia Internacional de Luta das Mulheres, que conta com mais de 20 entidades organizadoras. Dentre elas, estão o Fórum de mulheres de Pernambuco, a CUT, o MST, o MTST e a Rede de Mulheres Negras.

Neste ano, o mote da manifestação é: "pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo! Pelo fim da fome, do racismo, do feminicídio e do transfeminicídio". O convite dos organizadores é para toda a sociedade civil, prioritariamente as mulheres.

A concentração do ato está marcada para 15h, no Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A programação conta com falas públicas, oficinas de cartazes e varal de bandeiras.

Às 17h, as mulheres saem em caminhada em direção ao Pátio do Carmo, onde será feita uma vigília pelo fim da violência contra as mulheres. O percurso terá intervenções político-culturais protagonizadas pelos coletivos que estão na organização.

“Com mais de 630 mil mortes, a pandemia aprofunda a crise econômica e política afetando diretamente a vida de mulheres que estão mais sobrecarregadas com triplas jornadas de trabalho. Fomos nós a cuidar das crianças, adolescentes dos doentes, idosos e a velar nossos mortos. A perda de Direitos sociais e dos auxílios emergenciais adequados, nos precariza. Por isso lutamos em defesa do SUS e por serviços públicos de qualidade e por Fora Bolsonaro!”, afirma a organização do ato em manifesto político lançado para a manifestação.

Helena Dias/Divulgação
Manifestação do Dia Internacional da Mulher em 2020, no Recife - Helena Dias/Divulgação

Segundo a organização, a manifestação deste ano busca o retorno às ruas de maneira massiva, visto que em 2021 foram realizados atos descentralizados e a maior parte da programação foi feita online, respeitando todos os cuidados com a vida no contexto de pandemia da Covid-19.

"Desde as eleições de 2018, com as manifestações do #EleNão, as mulheres vêm no front do enfrentamento ao governo Jair Bolsonaro, denunciando os desmontes das principais políticas sociais do Brasil e o descaso com a pandemia global", destaca o manifesto.

O ato vai contar com uma comissão de biossegurança para garantir os cuidados com a vida e de combate à contaminação pela Covid-19.

"É importante que as pessoas estejam de máscaras, de preferência do modelo PFF2, e respeitem as orientações de distanciamento social assim como o uso de álcool 70% para a higienização das mãos e outras coisas. Também haverá creche para que as mulheres mães consigam participar da manifestação de maneira segura e tranquila", avisa a organização.

Tags

Autor