ELEIÇÕES 2022

Lula tem larga vantagem entre os mais jovens, aponta pesquisa eleitoral; veja ranking

Se a eleição fosse decidida apenas entre o eleitorado mais jovem, Lula (PT) poderia vencer no primeiro turno, aponta a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 10/03/2022 às 11:53 | Atualizado em 14/03/2022 às 16:33
Notícia
X

Se a eleição fosse decidida apenas entre o eleitorado de 16 a 24 anos de idade, Lula (PT) teria chances de vencer no primeiro turno. Isso é o que aponta a mais recente pesquisa eleitoral (veja mais aqui) do Instituto Paraná, divulgada nesta semana.

De acordo com o levantamento, o petista tem a preferência de 45,8% dos jovens entre 16 e 24 anos. A soma de todos os seus adversários nessa faixa etária é 45,5% o que, considerando-se a margem de erro, poderia dar ao ex-presidente a vitória já no primeiro turno.

Augusto Tenório
A intenção de voto do brasileiro, por idade, segundo a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná - Augusto Tenório

Lula apresenta uma vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, em todas as faixas etárias. A diferença, porém, é mais acentuada entre os mais jovens e também entre quem tem 60 anos ou mais, faixa na qual o petista tem 43,1%.

Entre os mais jovens, a diferença entre o ex-presidente e o atual mandatário é de 16,7%, enquanto entre os mais velhos chega a 19,3%. Já entre quem tem de 25 a 59 anos, Jair Bolsonaro consegue diminuir consideravelmente sua vantagem, como mostra o gráfico acima.

Sobre a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná

O trabalho de levantamento dos dados para esta edição da pesquisa foi feito através de entrevistas pessoais, face a face, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros entre os dias 03 e 08 março de 2022.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,2% para os resultados gerais.

Tags

Autor