ELEIÇÕES 2022

Pesquisa eleitoral mostra Jair Bolsonaro recuperando intenção de voto, mas distante de Lula

A pesquisa eleitoral do Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que a recuperação de Jair Bolsonaro (PL), mesmo lenta, continua em curso

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/03/2022 às 11:12 | Atualizado em 14/03/2022 às 18:04
Notícia
X

A pesquisa eleitoral do Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que a recuperação de Jair Bolsonaro (PL), mesmo lenta, continua em curso. O presidente recuperou dois pontos percentuais, mas encontra-se longe de Lula (PT), líder isolado no ranking.

De acordo com o levantamento deste mês, Jair Bolsonaro atingiu 28% da intenção de voto, ganhando dois pontos percentuais em relação à última pesquisa. Lula, por outro lado, apresentou o mesmo número da última apuração: 43%. Veja aqui o gráfico da intenção de voto de forma detalhada.

Augusto Tenório/JC
Série histórica da pesquisa eleitoral Ipespe mostra a intenção de voto para a presidência da República - Augusto Tenório/JC

Apesar do modesto avanço de Jair Bolsonaro, a distância entre o ex-presidente e o atual mandatário é de quinze pontos percentuais. Em janeiro, a diferença entre os dois chegou a 20%. O momento é de alerta para a candidatura do petista.

A chamada 'terceira via', que luta para ocupar o lugar de Jair Bolsonaro num possível segundo turno contra Lula, segue sem incomodar. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) estão empatados, com 8% cada.

Pesquisa eleitoral mostra Lula confortável no segundo turno 

Apesar do crescimento de Jair Bolsonaro, o levantamento mostra que a vantagem de Lula, num eventual segundo turno, ainda é confortável. Isso acontece porque a rejeição ao atual presidente continua alta, com 61% dos entrevistados afirmando não votar nele de maneira alguma.

Confira os cenários de segundo turno:

  • Lula 53% x 33% Jair Bolsonaro
  • Lula 51% x 30% Sergio Moro
  • Lula 53% x 18% João Doria
  • Lula 50% x 25% Ciro Gomes
  • Ciro Gomes 47% x 36% Jair Bolsonaro
  • João Doria 38% x 37% Jair Bolsonaro
  • Sergio Moro 33% x 33% Jair Bolsonaro

Sobre a pesquisa eleitoral Ipespe

Esta pesquisa Ipespe foi realizada no período de 07 a 09 de março de 2022. A amostra nacional foi de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018.

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Tags

Autor