Custo da energia

Antes de deixar prefeitura, Anderson Ferreira fará leilão de iluminação pública

Na reta final do prazo eleitoral, o prefeito corre para concluir as últimas entregas de obras na cidade, antes do prazo da legislação eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 11/03/2022 às 15:29 | Atualizado em 14/03/2022 às 17:35
Notícia
X

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, antes de deixar a prefeitura, para disputar o governo do Estado, quer marcar época na gestão da cidade com a realização do leilão da iluminação pública da cidade. A licitação pública será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, na próxima quarta-feira. Anderson Ferreira deve viajar a São Paulo para participar do evento, ao lado do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Jaboatão/Divulgação
Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas - Jaboatão/Divulgação

O leilão pode render R$ 280 milhões para a cidade

Lançado pela prefeitura de Jaboatão no final de janeiro deste ano, o edital da licitação na modalidade concorrência pública da Parceria Público Privada (PPP) prevê a modernização de todo o parque de iluminação pública do município com lâmpadas de LED.

O valor do contrato é estimado em mais de R$ 280 milhões.

Além da implantação, o projeto visa também a eficientização, expansão, operação e manutenção da estrutura.

Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas. Também serão implementados um centro de controle operacional e suporte técnico para garantir a qualidade da iluminação pública.

Conforme o contrato, o valor de contraprestação mensal a ser pago pelo município à concessionária será baseado em metas de desempenho estabelecidas e apuradas periodicamente pelo verificador independente.

"Será a maior PPP de iluminação pública de Pernambuco', diz o gestor.

“Esse é um momento histórico para o nosso município, por ser a concretização da maior PPP de iluminação pública do Estado e num setor que atende a toda população. Além da economia no consumo de energia elétrica de 71% que o LED proporciona, vamos garantir mais segurança às pessoas, tanto no deslocamento nas vias como nos momentos de lazer. É um sistema que tem várias vantagens, como baixo custo de manutenção, redução da poluição visual e preservação do meio ambiente porque o LED não emite radiação ultravioleta e não contém mercúrio. Por tudo isso, não há dúvida de que Jaboatão passará a ter um parque de iluminação pública que será referência no País”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Data marcada para sair

Mais cedo, o blog já havia informado que Anderson Ferreira, do PL, apontado pelo presidente Bolsonaro nesta quinta-feira como seu palanque oficial no Estado, como candidato a governador, vai deixar a prefeitura da municipalidade no dia 30 ou 31 de março próximos.

Na reta final do prazo eleitoral, o prefeito corre para concluir as últimas entregas de obras na cidade, antes do prazo da legislação eleitoral.

Entre as inaugurações que Anderson planeja realizar consta entre as listas de mais importantes o trecho da nova orla, mais um parque público na cidade e uma maternidade local. O conjunto precisa ser entregue até o dia 31 de março para não ferir a legislação eleitoral.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Gustavo Montezano - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

BNDES na parada

A modelagem do projeto foi estruturada pelo BNDES com o objetivo de propiciar ganhos para o município e para a população com a oferta de um melhor serviço, ampliação da rede, adequação dos parâmetros luminotécnicos e requalificação de locais de lazer.

Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Guilherme Martins disse que o banco baseou-se nas melhores práticas de modelagem de PPPs de iluminação pública. “Acreditamos que, tão logo o projeto esteja em implantação, tanto os moradores de Jaboatão quanto o poder público poderão sentir um grande impacto positivo”, disse.

 

Tags

Autor