ELEIÇÕES 2022

Pesquisa eleitoral mostra recuo de Lula no Nordeste; confira os números de cada região

A pesquisa eleitoral Ipespe confirmou a tendência de recuperação lenta de Jair Bolsonaro (PL) na intenção de voto do eleitorado. Lula mantém vantagem, mas recua no Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 14/03/2022 às 8:35 | Atualizado em 14/03/2022 às 9:02
Notícia
X

A pesquisa eleitoral Ipespe confirmou a tendência de recuperação lenta de Jair Bolsonaro (PL) na intenção de voto do eleitorado. No Nordeste, Lula (PT) perdeu cinco pontos percentuais, mas ainda desfruta de ampla vantagem em relação ao rival.

De acordo com o levantamento de março, Lula tem 50% da intenção de voto no Nordeste. Na pesquisa eleitoral feita na segunda quinzena de fevereiro, o petista tinha 55%. Jair Bolsonaro possui 20% na região, o que traduz-se numa vantagem de vinte pontos percentuais entre os pré-candidatos.

O melhor desempenho de Jair Bolsonaro, por sua vez, é no Sudeste. Nessa região, o atual presidente empata com o petista: ambos possuem 36% da intenção de voto do eleitorado sudestino. No apurado conjunto do Norte e Centro-Oeste, o petista tem 45% e o atual liberal tem 27%. Dessa forma, a pesquisa segmentada por região apresenta o seguinte cenário:

Nordeste:

  1. Lula (PT): 50%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 20%
  3. Ciro Gomes (PDT): 13%
  4. Sergio Moro (Podemos): 4%
  5. João Doria (PSDB): 3%

Norte/Centro-Oeste

  1. Lula (PT): 45%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 27%
  3. Ciro Gomes (PDT): 7%
  4. Sergio Moro (Podemos): 7%
  5. João Doria (PSDB): 1%

Sudeste

  1. Lula (PT): 39%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 31%
  3. Ciro Gomes (PDT): 6%
  4. Sergio Moro (Podemos): 10%
  5. João Doria (PSDB): 2%

Sul

  1. Lula (PT): 36%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 36%
  3. Ciro Gomes (PDT): 6%
  4. Sergio Moro (Podemos): 8%
  5. João Doria (PSDB): 3%

A pesquisa eleitoral do Ipespe foi realizada no período de 07 a 09 de março de 2022, com amostra de mil entrevistados. As margens de erro máximo variam por tamanho de segmento, indo de 3.2 pontos percentuais para o total da amostra até aproximadamente 8.2 para o menor segmento de região Centro-Oeste e Norte.

Crescimento de Bolsonaro faz PT antecipar campanha de Lula

O crescimento de Jair Bolsonaro (PL) nas últimas pesquisas eleitorais fez o PT estudar a antecipação da campanha formal de Lula à Presidência da República.  De acordo com informações do Metrópoles, o Partido dos Trabalhadores trabalha para apresentar formalmente o ex-presidente como candidato no início de abril.

Augusto Tenório/JC
Série histórica da pesquisa eleitoral do Ipespe sobre a intenção de voto para a eleição presidencial - Augusto Tenório/JC

A intenção seria realizar um evento logo após o fechamento da janela partidária (confira aqui o calendário eleitoral). Segundo o portal, planeja-se um ato em São Paulo. O evento vai reunir aliados e o ex-governador Geraldo Alckmin, escolhido como vice de Lula na chapa para disputar a eleição presidencial. Ele negocia sua filiação a algum partido da base de Lula, preferencialmente o PSB.

Além do evento, Lula deve realizar duas viagens: uma à Curitiba, no dia 18, para filiar o ex-senador Roberto Requião, que irá disputar pelo PT o governo do estado; outra ao Rio de Janeiro, para participar de um congresso do PCdoB. A sigla, junto com o PV, deve formar uma federação com os petistas.

Tags

Autor