GENIAL/QUAEST

Governo Bolsonaro: avaliação negativa cai no Nordeste e despenca no Norte, segundo pesquisa eleitoral

Pesquisa eleitoral mostra que, em índices gerais, avaliação negativa de Jair Bolsonaro continua alta, mas recua no Norte e Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 16/03/2022 às 11:04 | Atualizado em 16/03/2022 às 16:28
Notícia
X

Em índices gerais, a avaliação negativa do Governo de Jair Bolsonaro (PL) continua alta, com 49% do público avaliando negativamente sua gestão. Nas regiões Nordeste e Norte, porém, a rejeição à gestão do presidente caiu consideravelmente, segundo a pesquisa eleitoral Genial/Quaest deste mês.

De acordo com o levantamento, a avaliação negativa do Governo Bolsonaro se mantém estável nacionalmente: marcou 50% em dezembro e janeiro, 51% em fevereiro e, em março, ficou em 49%.

No Nordeste, região onde o atual presidente tradicionalmente encontra dificuldades, sua avaliação negativa recuou. Foi de 61%, índice de fevereiro, para 56% em março.

No Norte a queda foi de 12 pontos percentuais, indo de 48% para 36%. No Sul, chama atenção a disparada na avaliação positiva: foi de 22% para 32% neste mês. Confira a aprovação e a rejeição da gestão de Jair Bolsonaro em cada região:

Made with Flourish

Eleitoralmente, os números oferecem um respiro à pré-campanha de Jair Bolsonaro, que ainda se encontra numa posição difícil. O presidente, apesar de ter avançado na intenção de voto do eleitorado, está a vinte pontos percentuais de distância de Lula (PT), líder nas pesquisas eleitorais.

O petista, porém, não parece subestimar o poder de reação do atual presidente. Diante do avanço do adversário, o PT já estuda antecipar a pré-campanha de Lula, lançando o ex-presidente oficialmente como candidato do partido.

Tags

Autor