Licitações pelo caminho

Fracassa licitação do Estado para conclusão do Ramal da Copa de 2014

Conclusão do Ramal da Copa estava prometido pelo Estado desde 2014

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Jamildo Melo

Publicado em 16/03/2022 às 17:00 | Atualizado em 16/03/2022 às 17:18
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Sem alarde, o Governo de Pernambuco oficializou o fracasso de uma licitação que visada à conclusão do Ramal da Copa, obra viária necessária para o melhor acesso à Arena Pernambuco.

O Ramal da Copa estava prometido pelo Governo do Estado para ser entregue desde 2014, mas está sendo alvo de sucessivos adiamentos.

A licitação fracassada, um pregão eletrônico, visava a contratação de uma empresa de consultoria para terminar o projeto executivo do trecho externo do Ramal da Copa, entre o Rio Capibaribe e o Viaduto 2 da Copa.

Segundo o edital oficial, a homologação do fracasso da tentativa de licitação ocorreu em 11 de março pelo pregoeiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Situação de abandono do Ramal da copa - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Segundo matéria no JC, quando anunciado em 2011 pelo então governador Eduardo Campos (falecido em agosto de 2014), o Ramal Cidade da Copa, que atravessa as cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

A obra seria uma das soluções de mobilidade para os municípios, já que o projeto incluía a construção do Terminal Integrado de Cosme e Damião.

Oito anos depois da última Copa do Mundo no Brasil e de várias promessas, as obras ainda não foram concluídas.

Além do Viaduto V2, que deveria ter seis faixas e possui apenas duas, a via acumula problemas, como vegetação alta, que atrapalha a visibilidade dos condutores, falta de sinalização, acúmulo de lixo no canteiro da pista e iluminação precária.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Situação de abandono do Ramal da copa - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O que era o Ramal da Copa?

O Ramal Cidade da Copa vai da Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, até a Arena de Pernambuco. No projeto inicial apresentado pelo governo do Estado, a ideia era de que a via tivesse pista exclusiva de ônibus e duas de carro em cada sentido. O investimento inicial era de R$ 132 milhões

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