ELEIÇÕES 2022

Humberto quer que Marília Arraes fique no PT e Lula entra em contato com deputada

Uma ala do partido dos trabalhadores, da qual Humberto Costa faz parte, trabalha pela manutenção de Marília Arraes no partido PT

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 18/03/2022 às 12:50 | Atualizado em 21/03/2022 às 20:36
DIVULGAÇÃO/KAROL SANTOS
PONTE Lula tentou conversar com a deputada para mantê-la na sigla - FOTO: DIVULGAÇÃO/KAROL SANTOS
Leitura:

Uma ala do PT trabalha pela manutenção de Marília Arraes no partido, diante da perspectiva de a deputada federal se filiar ao Solidariedade ou mesmo se aproximar do MDB ou PSDB, abandonando a legenda. De acordo com o senador Humberto Costa, o ex-presidente Lula já teria tentado entrar em contato com a parlamentar.

Em entrevista à coluna, o senador destacou a importância de Marília Arraes no PT, citando sua importância eleitoral e o respaldo social. Para Humberto Costa, uma das lideranças do partido em Pernambuco, a deputada federal não tem motivos para deixar o partido.

O senador citou o acolhimento do PT quando a parlamentar decidiu sair do PSB, em 2014, o apoio político e material oferecido à sua campanha para a Câmara dos Deputados em 2018, quando não saiu candidata ao Governo por causa da aliança com o PSB, e a organização da sua campanha pela Prefeitura do Recife em 2020.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Senador Humberto Costa e ex-presidente Lula (PT), durante coletiva à imprensa durante passagem por Pernambuco - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

No PT, porém, aliados de Marília Arraes consideram que ela não tem para onde crescer no partido. Por disputas internas e uma rejeição do PSB, suas chances de ser candidata ao Senado são baixas. Humberto Costa discorda e garante que o partido está analisando também o seu nome. Ele cita, por outro lado, a chance de os petistas decidirem um nome e a Frente Popular negar.

De acordo com Humberto Costa, o ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto, já teria telefonado para Marília Arraes, visando mantê-la no PT. Como a coluna adiantou, mesmo deixando a legenda, a possível candidata ao Senado vai continuar pedindo votos ao pré-candidato petista.

Nos bastidores, enxerga-se um apoio de Humberto a Carlos Veras (PT-PE) a candidatura do deputado federal ao Senado. Além do parlamentar, concorre à vaga Teresa Leitão, deputada estadual. Os bastidores do PT indicam, vale lembrar, uma rixa entre Humberto Costa e Marília Arraes.

Na disputa interna, até o momento o parlamentar era visto como favorito para ser indicado do PT ao Senado pela Frente Popular. Uma questão, porém, se impõe: de acordo com a pesquisa Simplex, Marília Arraes começa a corrida eleitoral com 14% da intenção de voto, enquanto Veras não marca 1%.

Perspectiva do PT sem Marília Arraes, sua "puxadora" de votos

Na eleição de 2018, Marília Arraes teve 193 mil votos. Ela foi a segunda deputada federal mais votada de Pernambuco, perdendo apenas para João Campos (PSB). Sem o prefeito do Recife na majoritária, e após ferrenha campanha pela pelo executivo municipal em 2020, esperava-se boa performance da parlamentar em 2022.

DIVULGAÇÃO/KAROL SANTOS
Lula e Marília Arraes em Brasília - DIVULGAÇÃO/KAROL SANTOS

Com sua saída, o PT perderia um bom ativo eleitoral para a disputa proporcional. De acordo com Humberto, o partido já estaria procurando alternativas antes mesmo da possibilidade de a deputada deixar o partido se aproximar, visto que ela poderia disputar o Senado.

Até o momento, nenhum nome surge como possível aposta do partido para fazer a chamada "cauda" na eleição para a Câmara Alta. O PT vai apostar na força do número 13 no estado, no chamado "voto de legenda", e na presença ainda mais forte da imagem de Lula no apoio aos candidatos.

Comentários

Últimas notícias