Tese do Andor

PSB mira imagem de Lula catapultando nome de Danilo Cabral ao governo do Estado

Guerra pela imagem do ex-presidente Lula pode definir eleição no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 22/03/2022 às 23:03 | Atualizado em 22/03/2022 às 23:10
Notícia
X

A guerra por um santinho ao lado de Lula em Pernambuco tem uma razão de ser, eleitoral. O PSB, que se aliou nacionalmente ao PT via Geraldo Alckmin como possível vice do petista, mira a imagem de Lula catapultando Danilo Cabral em Pernambuco. Marília Arraes tenta o mesmo efeito, mesmo depois de abandonar o Pt e tentar fundar um segundo palanque.

Pesquisas quantitativas internas da legenda socialista mostram que, colado em Lula, Danilo Cabral, apontado como fraco pela oposição, chegaria a 58% das intenções de voto se apontado como candidato de Lula.

Os socialistas citam fenômeno semelhante na Bahia, onde o candidato petista Jerônimo Rodrigues, acanhado, sobe quando associado ao ex-presidente.

De acordo com um cacique aliancista, nesta disposição, o quadro final em Pernambuco poderia ser de 60% dos votos contra 40% da oposição.

Sintomático que, em entrevista ao blog de Jamildo, na semana passada, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, candidato de Bolsonaro no PL, tenha chegado a bradar pedindo que Danilo Cabral saísse da saia de Lula e viesse debater os problemas de Pernambuco.

Na avaliação dos aliancistas, a oposição vindo com múltiplas candidaturas só beneficiaria Anderson Ferreira, ajudando até mesmo a chegar ao segundo turno. A conferir.

Voto dos jovens

O fator geracional também influencia na disputa por conta da composição do eleitorado dos cabos eleitorais nacionais, Lula e Bolsonaro.

A maioria dos jovens declara voto em Lula e pode ser por isto que os marilistas destacam tanto nos discursos que ela tem 37 anos.

Os eleitores mais velhos votam em Bolsonaro, de acordo com os levantamentos de intenção de voto.

Tags

Autor