Pesquisas eleitorais

Pesquisa BTG Pactual: Lula ou Bolsonaro? Qual candidato seria mais preparado para reduzir a pobreza no Brasil?

Levantamento do banco BTG Pactual foi divulgados nesta segunda, nacionalmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/03/2022 às 8:39 | Atualizado em 23/03/2022 às 9:23
Notícia
X

No seu oitavo quesito de questionário, a pesquisa do BTG Pactual perguntou aos eleitores, na sua avaliação, quem seria mais preparado para reduzir a pobreza no Brasil, entre os candidatos que se apresentam para as eleições deste ano.

Lula foi a resposta para 51% dos entrevistados.

Bolsonaro foi citado por 23% dos entrevistados, mesmo tendo lançado um bolsa família mais rechonchudo do que a versão petista.

Não se sabe se é o caso, mas em um evento em São Paulo, sobre pesquisas de opinião, especialistas chegaram a comentar que o nome escolhido havia sido infeliz. Auxílio passaria a ideia de provisoriedade, algo que pode ser retirado, enquanto a versão anterior havia sido paga por anos sem sobressaltos, apesar de toda crise econômica dos últimos anos.

Intenções de voto no nacional

O banco BTG Pactual divulgou, nesta segunda-feira, pesquisa de intenção de voto para as eleições deste ano. No principal cenário, Lula aparece com 43% das intenções de voto. Bolsonaro, com 29%.

Ciro Gomes aparece com 9% e Moro teria 8%. Doria está bem abaixo, com 2%.

Avaliação de governo é negativa.

Para 53% é ruim ou péssima. Para 29% é ótima ou boa.

Apenas 28% admitem que podem mudar o voto, enquanto 71% disse que já decidiu. No caso dos principais competidores esta certeza de que não mudará o voto chega a casa dos 80%.

Por este indicador, o caminho para a vitória pode passar pelos candidatos da terceira via, como Ciro Gomes e Moro. Os eleitores deles são os que mais podem mudar o voto. No caso de Ciro, 58% diz que pode mudar. Deve ser ai que Lula espera colher votos. No caso de Moro, 56% admite que pode mudar de voto. Pode ser um caminho para o candidato Bolsonaro.

E são estes eleitores que são os mais suscetíveis a dar o tal voto estratégico, para impedir a eleição de alguém de quem não gostariam de ver eleito.

Com 64% das citações, Bolsonaro é o candidato, de acordo com a pesquisa, que os eleitores mais gostariam de não ver eleito com o voto estratégico. Lula aparece logo depis, com 24% das citações. O terceiro seria João Doria, com 3%.

Evangélicos

Em um dos recortes da pesquisa, Lula está equilibrando o jogo entre os evangélicos, base de Bolsonaro até aqui.

De acordo com o estudo, do total de entrevistados evangélicos, 38% votaria em Lula e 37% em Bolsonaro. Moro e Ciro teriam 7% cada um neste extrato. Entre os católicos, Lulabate em 47% e Bolsonaro teria 25%.

Por região, segundo a pesquisa, Bolsonaro só bateria Lula no Sul, onde teria 40% contra 28% do petista. No Nordeste, o placar é de 59% a 18% contra o ex-militar.

A pesquisa de opinião, em sua 1ª rodada, teve campo de 18 a 20 de Março, com registro no TSE sob o número BR-09630/2022. O levantamento foi realizado pela FSB Pesquisa, de São Paulo.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, a pesquisa diz que Lula teria 54% e Bolsonro teria 35% das intenções de voto.

Rejeição

De acordo com a pesquisa, Bolsonaro teria uma taxa de 59% dos votantes e Lula, 41%.

Moro 49% e Ciro 41%.

Tags

Autor