Opinião

O fenômeno dos 'conservadores progressistas' de Pernambuco. Por Rodrigo Ambrosio

Os Tércio tem sido fustigados ainda pelos aliados de Anderson Ferreira, por estarem em um partido aliado da Frente Popular

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/04/2022 às 10:37 | Atualizado em 08/04/2022 às 10:44
Notícia
X

Por Rodrigo Ambrosio, associado do Livres.

O sistema democrático requer a participação pública, e os partidos políticos são os principais atores nas democracias modernas. Mas a incapacidade do nosso sistema partidário em canalizar as mais diversas aspirações contribui significativamente para o desengajamento eleitoral deste modelo político tradicional.

Quando vemos Eduardo da Fonte filiar Clarissa Tércio e Júnior Tércio ao Partido Progressista, ou a entrada de bolsonaristas ao PL que, pelo nome, deveria seguir algum princípio liberal, notamos como o sistema político transforma a articulação de grupos ideológicos e propostas partidárias em cenários sem sentido.

Isso se deve ao fato da maioria dos partidos se comportarem como siglas de aluguel ou partidos de uma pessoa só, sem representatividade e baseados em 'pseudo-estatutos', onde tudo é feito pelo cálculo eleitoral e pela matemática que servir para atender aos interesses dos caciques partidários.

Enquanto as principais democracias do mundo trabalham por uma ampla inclusão no jogo político que represente o máximo de interesses sociais, o Brasil caminha em direção oposta, pela falta de liberdade de participação no jogo democrático.

O fenômeno dos "conservadores progressistas" de Pernambuco é só mais um sinal de como a coisa está feia e que chegou a hora de mudar.

Não é uma campanha que incentive jovens a tirar título de eleitor, com apelo de empresas e artistas, que abordaremos a crescente ausência de participação popular nas eleições.

Para avançar, é vital enfrentar as dificuldades para corrigir as aberrações que existem em nosso sistema democrático. É preciso encontrar um equilíbrio entre o respeito partidário para com suas próprias propostas e a construção de estratégias de crescimento e expansão.

Tags

Autor