formação de chapas

Exclusivo: Yves Ribeiro vai anunciar apoio a Marília Arraes e se afasta de Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara ligou algumas vezes e Yves não atendeu. Nesta sexta, ele já falou com Marília Arraes

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/04/2022 às 11:25 | Atualizado em 08/04/2022 às 17:03
Notícia
X

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, um dos maiores municípios da Região Metropolitana do Recife, está sob intensa pressão do Palácio do Campo das Princesas e o deputado federal Raul Henry, do MDB, mas deve ainda hoje ou nos próximos dias declarar apoio à candidatura de Marília Arraes.

Embora não tenha se posicionado oficialmente, sabe-se que nesta quinta-feira ele manteve uma reunião com todos os secretários e o entendimento foi que não havia outra opção.

O deputado federal Raul Henry, do MDB, aliado de Ribeiro e majoritário por lá, chegou a tentar demovê-lo da decisão, mas não obteve sucesso. Depois, Raul Henry acionou o governador para a tentativa de reversão, também sem sucesso. Milton Coelho foi outro emissário que tentou ajudar, sem sucesso. No entanto, Yves Ribeiro já falou hoje  mesmo com Marília Arraes.

Com o gesto, o prefeito Yves Ribeiro também se afasta em definitivo de Miguel Coelho. No início da gestão, o senador FBC ajudou quando era líder do governo com projetos. O último contato se deu há três meses e a abordagem foi considerada inadequada. Uma das condições era que não apoiasse Raul Henry, possivelmente para minar as chances de reeleição do deputado federal e tirar o MDB do barco da Frente Popular. Yves rechaçou, pelas ligações anteriores dos dois.

Antes de decidir apoiar Marília Arraes, Yves Ribeiro havia cogitado rumar com Raquel Lyra, mas quando ele teve coragem de abandonar o PT e ir para o Solidariedade a decisão foi tomada.

Mágoas da campanha municipal

O ressentimento com o Palácio do Campo das Princesas tem duas motivações. Ele já foi assessor especial do governador quando estava fora do poder. Na virada do primeiro para o segundo mandato, todos os comissionados são desligados. Yves Ribeiro perdeu o cargo, o telefone e a sala que trabalhava. Sentiu-se humilhado. Na campanha eleitoral em Paulista, como havia um candidato pelo PSB, ele considera que foi massacrado. Por esta lógica, agora chega a resposta aos socialistas.

PT
Marília anuncia novas adesões - PT

Marília Arraes recebe apoio de Luís Carlos, ex-prefeito de Custódia

O ex-prefeito de Custódia, Luís Carlos, é mais uma liderança política de Pernambuco a declarar apoio a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado. No encontro entre Marília e o ex-prefeito, o deputado estadual Fabrízio Ferraz, que também participou da reunião, reafirmou o seu compromisso com a chapa de proporcionais do Solidariedade.

Blogimagem
O publicitário baiano Edson Barbosa - Blogimagem

Como uma onda, espera aliado

"No coração do povo pernambucano bate uma esperança que nunca vai morrer: a chegada, sempre, de um novo Arraes, contemporâneo, raiz. Quem sabe, chegou, em forma de mulher, pra dizer aos pernambucanos e pernambucanas, como é que seu avô faria se estivesse entre nós. Yves sabe disso, conhece a estória. Conhece Marilia desde menina. E sabe a esperança, o apoio e o respeito que devemos ter por ela. Acho que nessa eleição em Pernambuco vai ser assim, do sertão ao mar, a galera vai marilhá. Talvez eu vá até de bike. A galera, vai marilhá, é quebra língua mesmo, pra gente pensar e movimentar o coração", afirma o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa.

Tags

Autor