jornada da heroína

Marília Arraes: gata borralheira ou princesa que pode virar rainha?

"Ela é neta de Arraes, precisa ser uma líder respeitada", diz responsável pela campanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/04/2022 às 15:19 | Atualizado em 08/04/2022 às 16:30
Notícia
X

Muitas pessoas se perguntam o que teria feito a deputada federal Marília Arraes ter trocado uma reeleição segura pela aposta em uma candidatura ao governo do Estado, depois de trocar o PT pelo Solidariedade.

Isto tudo depois de ter humilhado publicamente o PT e o PSB, que recuaram no veto para que ela fosse indicada ao Senado pela chapa da Frente Popular. Neste processo, o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, que ajudou a eleger Eduardo Campos em 2006, desempenhou um papel decisivo.

"Marília Arraes não é a gata borralheira que o PSB tenta pintar. Ela é uma princesa que pode ser uma rainha", afirma, sobre a neta de Miguel Arraes.

"Ela só precisava mudar parte da postura, atitude e alianças. É o momento que a vida oferece", acredita o publicitário, que exigiu confiança total para poder virar a chave no modo turbo. "Ela é neta de Arraes, precisa ser uma líder respeitada", completa.

Neste processo, um dos pontos recentes mais importantes foi a derrubada do veto de Bolsonaro em relação à oferta de dignidade menstrual nas escolas para as mulheres. O projeto de lei havia sido da deputada federal e a claudicância do governo federal com o tema a fez crescer diante do imaginário feminino.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Filiação de Marília Arraes ao Solidariedade, evento realizado no Recife Praia Hotel. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Muito antes deste embate, Marília Arraes já havia desafiado o próprio PT e Lula, ao se candidatar a segunda secretaria da Câmara dos Deputados e vencer a disputa, batendo um aliado petista.

Uma das primeiras ideias balizadoras foi entender que Renata Campos e Humberto Costa a odiavam porque ela era a maior liderança das esquerdas locais. No caso, segundo a avaliação, Humberto Costa não havia sido esperto o bastante para aproveitar esta liderança em prol do PT. Estava aberto o caminho para a saída ruidosa, que se daria no meio da janela partidária.

Pesquisas dão confiança à candidatura de Marília Arraes

Depois do aval da candidata, o publicitário mergulhou ainda mais nas pesquisas qualitativas e saiu mais entusiasmado. "Ela bate 50% no Senado. No caso de governadora, bate 35%. É imbatível, só precisa de uma estrutura que lhe ofereça lastro político", avaliou, na época.

Marília Arraes, na última edição do Paraná Pesquisas em Pernambuco, aparece como candidata ao Senado Federal, com a maior intenção de votos (46,2%). Para conferir a pesquisa completa para o Senado, clique aqui.

"Ela tem que fazer justamente o contrário do que o PSB vem fazendo, abdicando da política, ficando longe da política. Veja o Paulo Câmara, virou um bedel, é um tesoureiro, poderia bem ser ministro ou secretário do Tesouro Nacional", avalia.

O publicitário completa: "Em contraposição, Marília Arraes era este poder todo, sem nem dizer que era candidata. Ela não tinha dito nada. Era um fenômeno, o mesmo silêncio do avô, é forte isso, enquanto dialoga com todas as forças políticas. Por tudo isso, vai tomar a decisão que seja a melhor possível, para virar a chave de Pernambuco".

 

Ajuda dos partidos

No projeto de mobilização, Marília Arraes tentou chamar para seu palanque o MDB de Raul henry e o PSD de André de Paula.

No MDB, a aposta era que no liberal geral no Nordeste o MDB pudesse deixar a Frente Popular. O PSB agiu rapido e garantiu as condições para a busca da reeleição do deputado federal Raul Henry. Renan Calheiros tentou ajudar nesta arquitetura. O MDB indicaria o vice na chapa.

Quando em uma nota oficial, numa sexta-feira, Marília Arraes escrevia que não dependia apenas dela a decisão, ela estava se referindo em especial a André de Paula e o PSD. E o fogo no parque buscaba alimentar a discórdia. "O PSB fez molecagem com o pSD. Garantiu a ele a indicação (para o Senado) e ele não montou chapa. Acreditou e se f. Por isto, a melhor resposta dele seria sair no Senado com Marília Arraes. Dá uma sofisticação e credibilidade ao time, como se vc unisse Arraes e Marco Maciel", era a avaliação dos aliados.

No processo, Júlio Lóssio, que foi um dos principais articuladores para o apoio de André de Paula a Marília, manteve a palavra e fincou a bandeira da pré-candidata no sertão de Petrolina e deve ser um dos principais protagonistas da campanha de Marilia. Seu filho, Lóssio Jr é candidato a deputado estadual na chapa do Solidariedade.

Com este segundo palanque, a ideia era ter uma chapa a favor de Lula e derreter Miguel Coelho e Raquel Lyra antes do segundo turno.

Tags

Autor