Exclusivo

Caxangá Golf Club planeja arrendar área para supermercado, mas proposta divide sócios

Grupo de sócios mais antigos não quer que haja a alienação de área para um supermercado e gostaria de ver outras formas de buscar receita

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/04/2022 às 11:13 | Atualizado em 11/04/2022 às 11:51
Notícia
X

O presidente do conselho deliberativo do Caxangá Golf Club, Edson de Souza do Ó Filho, convocou uma Assembleia Geral para deliberar a respeito do arrendamento de uma área do clube para a implantação de um supermercado, da rede Mateus.

A área escolhida, no campo de golfe, tem 115 metros de testa da Avenida Caxangá, na esquina com a rua ministro João Alberto, por 200 metros de fundos, totalizando 23.000 metros quadrados.

A reunião de deliberação está marcada para o dia 23 de abril próximo, mas desde já uma parcela dos sócios discorda frontalmente da proposta, que classifica de tentadora, mas uma solução fácil e equivocada.

"O clube não está quebrado. É um clube superavitário e que realizou investimentos de quase R$ 1 milhão de reais de 2021", afirmam. "Sob o pretexto de “resolver as finanças do clube”, “que não tem dinheiro para nada”, “que não atende aos anseios dos sócios”, “que corre risco de fechar se não fizer nada”, escrevem em uma carta aberta que circula entre os sócios. O blog de Jamildo teve acesso exclusivo.

De acordo com essas informações de bastidores, pode haver também problemas com as autoridades ambientais.

"Há uma ameaça ambiental. O Caxangá é um IPAV (imóvel de preservação de área verde) e faz parte de um amplo bioma da Unidade de Conservação Caxangá, localizada após o Rio Capibaribe. O local que se pretende alugar é nativo de capivaras, aves, répteis, possui lagoas naturais com peixes e outros animais. Um impacto ambiental sem precedentes na região", afirmam os opositores da proposta.

"Há desrespeito aos nossos antepassados que lutaram até aqui para manter esta área preservada. São desafios frente as mais diversas mudanças geracionais, econômicas, sociais e tecnológicas. Mesmo situações desafiadoras, altos e baixos, nossos antecessores seguraram firme no timão e não se desfizeram de áreas, encontrando soluções criativas para a manutenção e conservação da propriedade e investimentos", afirmam, em outro trecho.

... sem um plano, uma necessidade objetiva de caixa e sem a discussão aprofundada de alternativas, vamos romper com o legado de quase um século que os antigos fundadores e sócios passaram aos nossos cuidados nos dias de hoje".

Redes sociais
Clube foi fundado em 1920 e tem uma exuberante área verde preservada - Redes sociais

O clube foi fundado em 1920.

Na carta aberta, o grupo também sugere alternativas.

"Sem gestão, planos e transparência, não há discussão de alternativas. O senhor, a senhora sabia que há verbas da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES, MINISTÉRIO DO ESPORTE e GOVERNO DO ESTADO para investimentos, custeio e recursos humanos em clubes de esportes olímpicos como o Caxangá que dispensariam a necessidade de arrendamento?", escrevem.

"Nos tempos atuais, os processos de gestão, a transparência e a prestação de contas são coisa cotidiana na nossa vida, nas nossas empresas e nos nossos condomínios. Não é possível aceitar a sua falta e a busca de soluções fáceis".

Outro lado

Com a palavra, a atual gestão do clube, caso veja necessidade.

BlogImagem
Chamada para deliberação realizada pelo Caxangá Golfe Club - BlogImagem

Tags

Autor