turismo e lazer

Gestão João Campos tenta resgatar avenida Guararapes com eventos ao ar livre aos domingos

A iniciativa lembra o Recife de Coração, promovida pela Gestão Geraldo Julio, o Recife antigo

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/04/2022 às 18:59 | Atualizado em 09/04/2022 às 19:07
Notícia
X

A partir deste domingo (10), a Avenida Guararapes será fechada para os carros com uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feiras literárias e geek e de outros gêneros. Ao longo de cerca de 200 metros de extensão serão dispostos dez polos temáticos oferecendo uma programação gratuita e ao ar livre à população, das 9h às 17h30. A meta é que o evento, uma realização da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife em parceria com o Programa Recentro, seja feito uma vez por mês, a partir de abril.

O “Viva a Guararapes” vai reunir 11 polos temáticos com programações próprias: Polo Esportivo, Polo Infantil, Polo Pet, Polo Social, Polo Exposições, Polo Geek e Literário, Polo Cultural, Polo Gastronômico, Polo Economia Criativa e Polo Circense. Em paralelo, a população vai dispor de atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer - que, neste dia, terá percurso alterado e vai passar pela Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto.

Neste domingo, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) vão fechar a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis, deixando-a aberta exclusivamente para circulação das famílias. "As pessoas poderão usufruir da vasta programação ao ar livre, podendo caminhar pela área, pedalar, usufruir das atrações dos polos e conhecer e descobrir esse pedaço do Recife tão rico em história, arquitetura e cultura", diz a PCR.

Para facilitar o acesso, serão oferecidas opções para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleito Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos. Para quem desejar deixar o veículo no prédio-sede da Prefeitura, no bairro do Recife, haverá vans para se deslocar gratuitamente na ida e volta para a Avenida Guararapes.

Quem deseja fazer um percurso alternativo, terá a opção de viajar na Maria Fumaça, que partirá também da Avenida Marquês de Olinda, com o mesmo destino. O tíquete custará R$ 10,00. Durante toda a programação, existe a promessa de segurança no local, reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.

O “Viva a Guararapes” é uma realização do Programa Recentro em conjunto com o Gabinete do Centro do Recife, Secretaria de Turismo e Lazer (SeturL), Secretaria de Cultura (Secult), Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Saúde, Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (SEPUL), Secretaria de Esportes, Secretaria da Mulher, Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), Secretaria Executiva de Administração e Licitação, Secretaria de Segurança Cidadã, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), Gabinete de Comunicação, CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

Tags

Autor