FRENTE POPULAR

EXCLUSIVO: André de Paula deve ser anunciado pelo PSB como pré-candidato ao Senado; se não, pode negociar com Marília

A Frente Popular está prestes a fechar sua chapa. André de Paula (PSD) espera ser indicado, mas, caso contrário, pode negociar com Marília Arraes (SD)

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 18/04/2022 às 15:02 | Atualizado em 18/04/2022 às 15:21
GUSTAVO LIMA/AG. CÂMARA
André de Paula é presidente estadual do PSD e cotado como possível candidato ao Senado na chapa da Frente Popular, liderada pelo PSB na eleição de 2022 - FOTO: GUSTAVO LIMA/AG. CÂMARA
Leitura:

Após semanas marcadas por rusgas e tropeços, a Frente Popular está prestes a definir sua chapa. Informações exclusivas obtidas pela reportagem dão conta que nesta terça (19), às 16h, o PSB deve se reunir com aliados para fechar a escolha do seu candidato ao Senado. O nome favorito é André de Paula (PSD).

Nos bastidores, aliados próximos ao presidente estadual do PSD estão na expectativa de que o deputado federal seja anunciado pelo PSB como candidato ao Senado. Dessa forma, ele iria compor a chapa de Danilo Cabral, pré-candidato dos socialistas ao Governo de Pernambuco.

Na avaliação de um nome de confiança do deputado, ouvido sob reserva pela reportagem, "a definição está demorando muito, gerando desgaste demais". Caso não seja escolhido, o interlocutor aponta que André de Paula pode procurar outros caminhos, fora da Frente Popular.

Para André de Paula, pesa o possível acordo entre Lula e Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Dessa forma, o deputado pernambucano, presidente estadual do partido, fica mais perto da vaga ao Senado. Além disso, há um acordo firmado com o PSB na eleição pela Prefeitura do Recife, em 2020, que previa o deputado se candidatando à Câmara Alta.

O PT também luta pela candidatura ao Senado e indicou à Frente Popular o nome de Carlos Veras. Os petistas já deixaram claro: caso André de Paula seja escolhido, não vão para a rua fazer campanha para a chapa encabeçada pelos socialistas.

Contra o deputado, opositores apontam uma associação com o Governo Federal. É que o parlamentar, segundo o Congresso em Foco, tem um índice de 'governismo' de 91%: ou seja, ele teria acompanhado a base de Bolsonaro em boa parte das votações em Brasília.

Aliados próximos a André de Paula, por sua vez, já pensam num 'plano B'. Caso o presidente do PSD não seja anunciado pelo PSB, avaliam a possibilidade de retomar as conversas com Marília Arraes (SD) para lançá-lo ao Senado pela chapa de oposição.

FOTO: THOMAS RAVELLY
Garanhuns fez encontro da Frente Popular e André de Paula apareceu o palanque - FOTO: THOMAS RAVELLY

Em tempo, nesta semana o deputado federal fez um aceno dedicado à pré-candidata, que deixou o PT para disputar o Governo de Pernambuco. Na última pesquisa eleitoral, o presidente do PSD estava em segundo lugar na disputa pelo Senado, atrás apenas da própria deputada federal.

"Admiro muito Marília [Arraes], é mais que uma colega, é uma amiga. Tem legitimidade para ter essa pretensão”, disse o dirigente estadual do PSD, em entrevista concedida à Rede Pernambuco de Rádios. Nos bastidores, sabe-se que André conversou com a pré-candidata após sua saída do PT.

Comentários

Últimas notícias