reconhecimento

Avelar Loureiro Filho receberá homenagem por geração de emprego e renda em Paulista

A solenidade será no Hotel Maria Farinha, em Paulista, a partir das 14h00.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/04/2022 às 9:57 | Atualizado em 19/04/2022 às 9:59
Notícia
X

O empresário Avelar Loureiro Filho, presidente do Grupo ACLF, receberá nesta quarta (20), a Medalha Torres Galvão Mérito Empreendedor e o título de Cidadão do Paulista.

A comenda, proposta pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Paulista, Antônio Filgueira Galvão Filho (conhecido como Camelo do Seguro), reconhece o empenho de Avelar Loureiro Filho, fundador do Paulista North Way Shopping, pela reestruturação da economia do Paulista, com empreendimentos imobiliários e iniciativas em favor do meio ambiente e do turismo.

“É uma honra ter o trabalho de uma vida reconhecido pela terra que tenho ajudado a construir e mudar a realidade. Este fato só aumenta a responsabilidade pelo que terei de realizar, de agora em diante, para continuar merecedor deste título de Cidadão Paulistense. Paulista, meu sentimento é um só, gratidão”, disse o empresário, agradecendo o gesto de Camelo do Seguro e também ao vereador Silvio Moura, autor da proposta do Título de Cidadão do Paulista, realizada em 2011.

A solenidade será no Hotel Maria Farinha, em Paulista, a partir das 14h00.

O superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Motta, também será agraciado com o título de Cidadão do Paulista, numa agenda especial da Câmara de Vereadores do Paulista, a Casa Antônio Torres Galvão.

Quem foi Antônio Torres Galvão

A medalha leva o nome do deputado estadual e governador de Pernambuco, Antônio Torres Galvão, que ocupou o cargo, por seis meses, após a morte do governador Agamenom Magalhães, em 1952.

Nascido no Rio Grande do Norte, em 1905, Torres Galvão veio trabalhar no Paulista como escriturário nas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista (CTP), que deu origem às Casas Pernambucanas e, no século passado, ao maior parque fabril da América Latina, com cerca de 20 mil operários.

Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil do Paulista e Igarassu, Torres Galvão ganhou popularidade e foi eleito deputado estadual por dois mandatos.

Em 1949, ele defendeu a desapropriação de uma área de 50 hectares que pertencia à CTP, permitindo a fundação da Vila Torres Galvão. Com isso, ele passou a ser conhecido como Libertador do Paulista e passou à história como o primeiro e único operário a ocupar o cargo de governador de Pernambuco.

Tags

Autor