Guerra pelo Senado

EXCLUSIVO: PT Nacional exigiu nome de Teresa Leitão como opção ao PSB e quer definição até segunda

Teresa Leitão é esperada como vice. Blog informou ainda em janeiro que André de Paula pode ganhar disputa pelo Senado na chapa da Frente Popular

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/04/2022 às 10:07 | Atualizado em 21/04/2022 às 10:25
Notícia
X

De acordo com fontes da política, em reserva ao blog de Jamildo, o encaminhamento mais concreto da reunião do PT nesta quarta-feira foi que a Nacional disse querer a definição de apenas um nome para composição da chapa majoritária.

"O GTE (Grupo Tático Eleitoral) Nacional disse que o nome de Teresa (Leitão) está colocado, mesmo após a executiva aqui no PT ter indicado o nome de (Carlos) Veras, e esperam uma definição até a próxima segunda-feira", revela a fonte do blog de Jamildo.

Nesta quarta, o blog informou em primeira mão que, em uma reunião em Brasília, o PT e o PSB acertaram os ponteiros, após meses de novela para a definição do nome ao Senado. A lambança foi tanta que a deputada federal Marília Arraes abandonou o PT e foi engrossar a oposição.

O PT e o PSB acertaram neste quarta-feira, em Brasília, que até o dia 7 de maio, quando será o lançamento da candidatura do ex-presidente Lula, a situação de Pernambuco estará definida, acabando a novela da indicação do Senado.

Além do governador Paulo Câmara e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participaram da reunião em Brasília a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira e José Guimarães, da direção nacional.

A reportagem apurou que está havendo um natural afunilamento para o nome do deputado André de Paula no Senado, em uma compensação ao PSD de Gilberto Kassab. Em um jogo combinado com PT Nacional.

"As pessoas esquecem, mas acordos precisam ser cumpridos. Na campanha de João Campos para prefeito, para fechar a equação da vitória, o PSB precisava dos votos do PSD. André de Paula veio para a campanha de João Campos e veio mediante a promessa de uma vaga para o Senado em 2022. Ele ajudou João Campos e é um político que cumpre compromissos", disse uma fonte do PSB, apresentando peças do tabuleiro que pareciam prestes a se formar, na edição de 28 de janeiro deste ano.

André de Paula pode ganhar disputa pelo Senado na chapa da Frente Popular

Em favor de André de Paula, contou ainda a divisão de bases para outros aliados da Frente Popular. Como não será candidato proporcional, André de Paula pode ceder bases nos municípios para outros aliados.

"Temos que resolver logo André (de Paula). A vice pode ser resolvida depois, quebrando-se as resistências de Teresa Leitão. O acordo prevê que o PT vai indicar o vice na chapa e vai estar contemplado no governo do Estado também. A ala de Humberto Costa será bem contemplada", explica uma fonte partidária.

Reprodução/Instagram
Teresa Leitão e Lula, ambos do PT - Reprodução/Instagram

 

Novela do nome do PT

Inicialmente, o grupo de tática eleitoral (GTE) do PT Nacional se reuniu na segunda-feira e reafirmou a unanimidade em torno da decisão do PT de Pernambuco em reivindicar a vaga do Senado para o partido na formação de chapas da Frente Popular.

De acordo com o cronograma dos trabalhos, o GTE Nacional e a direção do PT em Pernambuco deveriam se reunir nesta quarta-feira, de forma virtual, no final da tarde, conforme informam fontes dos partidos.

Esperava-se de fato que a reunião pudesse acabar pondo um ponto final na novela do PT e PSB porque, mais cedo, em Brasília, nesta mesma quarta-feira, houve um encontro entre os caciques do PT e PSB, com a presença do governador Paulo Câmara.

Na semana passada, o PT local se reuniu e definiu pela escolha do deputado federal Carlos Veras para a postulação, em nome do partido. A deputada estadual Teresa Leitão afirmou que ainda estava no páreo e que a decisão final viria da nacional. Como de fato está vindo.

O impasse dura meses e até provocou a saída da deputada federal Marília Arraes do partido, depois de ter o nome vetado internamente por uma boa parte do tempo. Quando o PSB e o PT aprovaram o nome dela, ela decidiu sair do partido e ir para o Solidariedade.

André de Paula

O nome de André de Paula (PSD) como candidato a senador na chapa de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco vem sendo rejeitado por uma ala do PT. Um dos motivos da insatisfação com André é a sua postura adotada na Câmara dos Deputados, com um histórico de votação a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Tags

Autor