É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Pesquisa eleitoral da Exame/Ideia, divulgada nesta semana, mostra a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), num eventual segundo turno, no seu menor patamar desde junho do ano passado. O levantamento sobre a intenção de voto confirma a tendência de crescimento do presidente.
De acordo com a pesquisa eleitoral, num eventual e provável segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente venceria o atual mandatário por 48% a 39% dos votos. A diferença, em março, era de 13 pontos percentuais.
Quando testado num cenário de segundo turno contra Ciro Gomes (PDT), a situação torna-se mais favorável a Jair Bolsonaro. O presidente tem 37% de intenção de voto neste cenário, contra 41% do pedetista. Considerando-se a margem de erro, o vencedor é incerto.
Confira todos os cenários testados pela pesquisa eleitoral:
Lula (PT) 48% x 39% Jair Bolsonaro (PL)
Lula (PT) 50% x 26% João Doria (PSDB)
Ciro Gomes (PDT) 41% x 37% Jair Bolsonaro (PL)
Lula (PT) 45% x 32% Ciro Gomes (PDT)
Jair Bolsonaro (PL) 38% x 29% João Doria (PSDB)
A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de abril e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas através de telefonemas.
Pesquisas eleitorais mostram recuperação de Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência
Outra pesquisa que aponta recuperação de Jair Bolsonaro é a PoderData (fique por dentro do levantamento). A pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto na última semana mostra que a vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) caiu para cinco pontos percentuais no primeiro turno.
Trata-se da menor diferença entre Lula e Bolsonaro já marcada em 2022 pelo PoderData. Em novembro de 2021 a diferença chegou a ser de 5% entre os pré-candidatos, quando o petista marcou 34% e o presidente teve 29%.
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (2020) e ex-residente do Projeto Comprova (2021), da Abraji. Foi checador no Publique-se (2020-2021) e, além de Política, já escreveu sobre Cultura na Revista Continente e Entretenimento neste Jornal do Commercio.
Em 2022, foi selecionado para bolsa do programa 'Acelerando a Transformação Digital', promovida pelo Meta Journalism Project e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o ICFJ
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:(81) 3413-6261Cargo:RepórterCursoReporting on trafficking and slavery (Thomson Reuters), Jornalismo Local - 2021 (Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Jornalismo de Dados
(Trampos Academy), Monitoramento e investigação de conteúdos digitais (Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Oriente Médio hoje: Política, economia e cultura (Petit Cursos) e An introduction to Human Rights (Anistia Internacional)