ELEIÇÕES 2022

Pesquisa eleitoral: diferença entre Lula e Bolsonaro no 2º turno cai para 9%

Pesquisa Exame/Ideia mostra diferença entre Lula e Bolsonaro, em eventual 2º turno, no seu menor patamar desde junho do ano passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 22/04/2022 às 9:43 | Atualizado em 22/04/2022 às 9:45
Notícia
X

Pesquisa eleitoral da Exame/Ideia, divulgada nesta semana, mostra a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), num eventual segundo turno, no seu menor patamar desde junho do ano passado. O levantamento sobre a intenção de voto confirma a tendência de crescimento do presidente.

De acordo com a pesquisa eleitoral, num eventual e provável segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente venceria o atual mandatário por 48% a 39% dos votos. A diferença, em março, era de 13 pontos percentuais. 

Quando testado num cenário de segundo turno contra Ciro Gomes (PDT), a situação torna-se mais favorável a Jair Bolsonaro. O presidente tem 37% de intenção de voto neste cenário, contra 41% do pedetista. Considerando-se a margem de erro, o vencedor é incerto.

Confira todos os cenários testados pela pesquisa eleitoral:

  1. Lula (PT) 48% x 39% Jair Bolsonaro (PL)
  2. Lula (PT) 50% x 26% João Doria (PSDB)
  3. Ciro Gomes (PDT) 41% x 37% Jair Bolsonaro (PL)
  4. Lula (PT) 45% x 32% Ciro Gomes (PDT)
  5. Jair Bolsonaro (PL) 38% x 29% João Doria (PSDB)

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de abril e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas através de telefonemas.

Pesquisas eleitorais mostram recuperação de Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência

Outra pesquisa que aponta recuperação de Jair Bolsonaro é a PoderData (fique por dentro do levantamento). A pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto na última semana mostra que a vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) caiu para cinco pontos percentuais no primeiro turno.

Augusto Tenório - Flourish
Série de intenção de voto da pesquisa eleitoral PoderData para a presidência da República - Augusto Tenório - Flourish

Trata-se da menor diferença entre Lula e Bolsonaro já marcada em 2022 pelo PoderData. Em novembro de 2021 a diferença chegou a ser de 5% entre os pré-candidatos, quando o petista marcou 34% e o presidente teve 29%.

Tags

Autor