ELEIÇÕES 2022

Campanha para reeleição de Bolsonaro pode custar 53 vezes o valor gasto em 2018

De acordo com a Veja, aliados do presidente estimam que o gasto para sua reeleição pode atingir o teto permitido por lei

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 24/04/2022 às 13:09 | Atualizado em 24/04/2022 às 13:10
Notícia
X

Em 2018, lançando-se como 'outsider' da política, Jair Bolsonaro (PL) investiu na sua campanha, segundo declarou-se ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente R$ 2,8 milhões. De acordo com a Veja, aliados do presidente estimam que o gasto para sua reeleição pode atingir o teto permitido por lei.

Segundo a publicação, o valor máximo para a campanha deste ano ainda não foi permitido, mas deve ficar na casa dos R$ 150 milhões. Dessa forma, se confirmado o cálculo feito pelos aliados, o valor pode ser 53 vezes o investido em 2018.

Na campanha de 2018, um fato fez com que os gastos fossem reduzidos prematuramente: o então candidato Jair Bolsonaro foi alvo de uma facada, no dia 6 de dezembro, interrompendo sua campanha presencialmente.

Isso fez com que o PSL, então partido de Jair Bolsonaro e atual União Brasil, diminuísse seus gastos com a campanha, principalmente com a suspensão das viagens do então candidato. Além disso, há o gasto com segurança.

Neste ano, diferentemente de 2018, o presidente prepara um investimento expressivo na Televisão e outras ferramentas e plataformas 'tradicionais' de marketing. O foco deve ser promover a associação da sua imagem ao Auxílio Brasil.

Tags

Autor