PERNAMBUCO

Frente Popular: sem acordo do PSD com Lula, André de Paula perde pontos na disputa por vaga ao Senado

A falta de acordo do PSD com Lula no plano nacional tira pontos de André de Paula, que disputa a candidatura ao Senado com aliados da Frente Popular

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/04/2022 às 13:31
Notícia
X

A falta de acordo do PSD com Lula no plano nacional tira pontos de André de Paula, que disputa a candidatura ao Senado com aliados da Frente Popular. Como a coluna noticiou, o presidente estadual se tornou o favorito para ser escolhido como candidato da aliança, liderada pelo PSB, à Câmara Alta.

Nos bastidores, interlocutores tanto de André de Paula quanto do PT, que indicou Carlos Veras ao Senado, avaliam que a decisão de Gilberto Kassab, revelada pelo UOL, de não apoiar Lula ou Bolsonaro na disputa nacional tirou de André de Paula uma vantagem.

PABLO VALADARES/AGÊNCIA CÂMARA
MAIS PALATÁVEL Deputado seria um nome mais aceito pelo PSB do que Marília Arraes, que faz oposição à sigla - PABLO VALADARES/AGÊNCIA CÂMARA

Presidente estadual do PSD, esperava-se que André de Paula poderia ser favorecido pela cúpula nacional do PT caso Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, costurasse um acordo com o pré-candidato petista à Presidência da República.

Aliado de André de Paula ouvido sob reserva pela coluna avalia que o plano nacional é uma das sustentações na defesa da candidatura do deputado ao Senado, mas lembra da sua importante base de prefeitos em Pernambuco.

"A chapa da Frente Popular com André no Senado está praticamente fechada. Mas, como sabemos, a composição é também com o PT. Aí você já sabe... Mas acredito num desfecho favorável ao deputado", avalia o interlocutor.

Na última semana, como noticiou esta coluna, o PT se mobilizou para viabilizar uma candidatura do partido ao Senado. O argumento dos petistas é que uma eleição com um membro do partido concorrendo à Câmara Alta pode facilitar a situação da Frente Popular na eleição.

"Vamos mostrar como seria mais fácil uma campanha com o PT no Senado, no sentido de conquistar a confiança do eleitor. Esperamos um entendimento que facilite a conexão com a base de Lula. Mas vamos tentar, juntos, de qualquer forma", argumentou Carlos Veras, na semana passada, ao ser procurado pela reportagem.

ROBERTO SOARES/ALEPE
CERTEZA Frente Popular diz que presença feminina é indispensável - ROBERTO SOARES/ALEPE

Apesar de indicado oficialmente ao Senado, a cúpula estadual ainda discute com a nacional quem será o nome oficial apresentado pelo partido. O deputado federal disputa com Teresa Leitão, deputada estadual, a indicação à Câmara Alta.

Nos bastidores, cota-se Teresa Leitão como possível vice de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco. Ela, por sua vez, já avisou que só larga o plano de se candidatar à Câmara dos Deputados para se candidatar ao Senado.

Tags

Autor