Promessas de campanha

Álvaro Porto diz que 'pacto pela água' de Danilo soa como chacota

De acordo com Porto, o PSB, depois de quatro mandatos consecutivos no Executivo estadual, parece estar "fazendo chacota" com a população ao falar de pacto pela água

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 26/04/2022 às 10:58 | Atualizado em 26/04/2022 às 11:23
Notícia
X

O compromisso do pré-candidato do PSB ao governo, Danilo Cabral, de criar um “pacto pela água”, anunciado em entrevista nesta segunda-feira (25.04), foi criticado pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), que também, nesta segunda, apresentou apelo ao Governo do Estado para fortalecer o abastecimento de água de municípios do Agreste, Mata e Sertão.

De acordo com Porto, o PSB, depois de quatro mandatos consecutivos no Executivo estadual, parece estar "fazendo chacota" com a população ao falar de pacto pela água.

“Como não se tem vergonha de assumir um compromisso deste estando há tanto tempo no poder? Alguém acredita mesmo que, após esses anos todos, o PSB tem interesse e competência para resolver a questão do abastecimento? A única capacidade que o PSB demonstra é de anunciar promessas e fazer pouco caso do sofrimento dos pernambucanos”, disse.

Além de Álvaro Porto, outras lideranças políticas também criticaram Danilo Cabral pela proposta. Miguel Coelho (UB) disse que trata-se de um deboche do PSB após 16 anos no Poder e João Arnaldo (PSOL) afirma que "não se pode tratar uma questão tão séria como o abastecimento de água com promessas vazias, que afrontam a inteligência de nossa gente".

Álvaro lembra que mesmo em Bonito, município do Agreste conhecido pelas cachoeiras, balneários e cursos d’água que abastecem as vizinhas Bezerros e Caruaru, os moradores sofrem com falta de água.

“O mesmo ocorre em Quipapá, na Mata Sul. O distrito de Vila Nova, que fica a 100 metros da barragem Pau Ferro, também não dispõe de água nas torneiras”.

Os dois municípios, juntamente com Angelim, São João, Jurema, Calçado, Brejão, Lajedo, Panelas, Capoeiras, Garanhuns, São Caetano, Palmeirina, Sanharó e Canhotinho (Agreste), São Benedito do Sul e Jaqueira (Mata Sul), Carnaíba (Sertão do Pajeú) e Cabrobó (Sertão do São Francisco) estão na lista encaminhada por Porto ao governador Paulo Câmara, à secretária de Infraestrutura de Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e à diretora-presidente da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), Manuela Marinho.

O deputado destaca que, por onde tem passado, a queixa sobre a ineficiência da Compesa é geral. Ele lembra que levantamentos feitos por entidades como o Observatório do Saneamento Ambiental do Recife revelam que o índice de perda de água tratada em Pernambuco chega a 52%.

“Mais da metade da água que deveria chegar às torneiras se perde. Quer dizer, o dinheiro público vai pro ralo, a população é penalizada pela incompetência da atual gestão estadual e o pré-candidato do governo ainda fala em pacto pela água. Parece brincadeira”, disse.

Tags

Autor